Solicitação de Certificação como CMC

PROCESSO PARA CERTIFICAÇÃO DE CMC – IBCO

TESTE ESCRITO (QUESTIONÁRIO) E ENTREVISTA

1. PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO
O questionário a seguir é uma das ferramentas utilizadas para avaliar as competências e conhecimentos dos candidatos à certificação CMC. Com ele pretende-se obter algumas informações prévias que servirão de orientação aos componentes da banca examinadora durante a entrevista com o candidato.
O prazo para a devolução devidamente preenchido é de 1(uma) semana.
Este questionário poderá ser adaptado periodicamente com a finalidade de se manter adequado aos cenários vigentes.
A entrevista pessoal será conduzida por uma banca examinadora constituída por dois (mínimo) ou três consultores CMC devidamente treinados para aplicar o procedimento. A entrevista será feita pessoalmente na sede do IBCO e será marcada pela Secretaria Geral.
2. QUESTIONÁRIO
2.1 VISÃO DE NEGÓCIOS
2.1.1 Como você propõe a seus clientes que seja a sua remuneração? Por hora? Por projeto?
2.1.2 Considera que os Consultores são bem remunerados?
2.1.3 Acredita que os resultados da última Pesquisa de Honorários do IBCO espelham a realidade do mercado de consultoria? Comente.
2.1.4 De que forma as CPI’s e as eleições presidenciais afetarão os negócios dos seus clientes?
2.2 COMPETÊNCIA TÉCNICA
2.2.1 Descreva esquematicamente o conteúdo de uma proposta típica aos seus clientes.
2.2.2 Como é que você avalia a satisfação dos seus clientes com o seu trabalho ao longo da execução do projeto de consultoria e no fim do mesmo? Indique que ferramentas utiliza em cada caso.
2.2.3 Informe conforme seus dados cadastrais atuais no IBCO quais as áreas de atuação em que presta serviço de consultoria. Em quais delas você mais atua pessoalmente? Durante o período passado de um ano, quantas horas de consultoria você atuou na área de maior atuação pessoal?
2.2.4 Têm feito parcerias com outros consultores/consultorias para atender melhor os seus clientes e/ou os deles? Indique as circunstâncias, abrangência e metodologia utilizada nestes casos.
2.2.5 Escreva algumas linhas sobre uma experiência profissional (um trabalho com cliente) sua, que na sua visão não foi boa.
2.2.6 Quais os principais fatores que influenciaram sua melhor experiência profissional (um trabalho com cliente)?
2.3 VALORES E COMPORTAMENTO
2.3.1 Pesquisas internacionais apontam para o mercado de consultoria organizacional as seguintes tendências: aumento da concorrência, erosão do profissionalismo, queda na qualidade dos trabalhos executados e degradação na conduta ética dos consultores. Você concorda ou discorda com estas tendências para o mercado Brasileiro? Por que? Comente sua posição com relação aos resultados apontados pela última pesquisa realizada pelo IBCO.
2.3.2 A falta de comprometimento com os resultados decorrentes da adoção das sugestões feitas pelos Consultores aos clientes é apontada como sendo a maior crítica à conduta dos Consultores por estes mesmos e pelo mercado em geral. Inclusive têm gerado alguns processos judiciais contra grandes Consultorias. Comente estas críticas e situe o seu comportamento com os seus clientes com relação a esta questão.
2.3.3 Qual o item do Código de Ética do IBCO que você tem mais dificuldade de cumprir e por qual razão?
2.3.4 Mencione os cursos e/ou seminários que freqüentou e/ou ministrou e os livros que leu nos últimos 24 meses.

Nome: ________________________________________________

Data: ______/______ /______

O CMC só poderá manter essa designação se for associado ao IBCO. Se por qualquer motivo o consultor CMC sair do IBCO automaticamente perde a certificação e o direito de manter seu nome no Diretório de Consultores CMC do ICMCI.
O CMC só poderá manter essa designação se for associado ao IBCO. Se por qualquer motivo o consultor CMC sair do IBCO automaticamente perde a certificação e o direito de manter seu nome no Diretório de Consultores CMC do ICMCI. As importâncias pagas como taxas anuais feitas para o IBCO e o ICMCI não serão devolvidas.
Lembramos que, conforme determinam os Estatutos do IBCO, é necessário para permanecer como membro que o associado esteja em dia com as suas obrigações financeiras.

© Copyright 2015 IBCO. Design New Brand Solution