Depoimentos

Depoimentos Gravados

Depoimentos Escritos

Trabalho em uma área extremamente difícil de se atuar em nosso país que é a área da Educação e que requer constante intervenção por parte dos consultores. Auxiliar as escolas em seus procedimentos é uma tarefa que requer não só preparo técnico, mas também uma visão geral do trabalho de consultoria, por isso busquei o curso do IBCO de Desenvolvimento de Consultores. O curso foi organizado de forma a contemplar as áreas de marketing, gestão, o processo de consultoria, competências necessárias para o negócio, contabilidade, enfim, tudo o que é preciso saber ao iniciar seu próprio negócio. As minhas expectativas foram totalmente satisfeitas. A equipe é muito competente e as informações passadas me deram segurança para decidir que caminho trilhar. Eu recomendo!
Josania de Lourdes Alcantarino Nery. São Paulo, 08 de janeiro de 2013. Participante da 13ª turma.
=============================================================================
Prezados
Gostaria de agradecer aos mestres Cristian, Eduardo,Thomas e a simpática Lina, que através dos conhecimentos destes verdadeiros gurus da consultoria, eu me sinto privilegiado ao fazer este curso de extrema inteligência pessoal, que através disto consegui entender o que é realmente uma consultoria, e a vivência com meus colegas de classe, foi muito importante para mim, através desta vivência e a história e o objetivo de cada colega de classe me fez aprender mais ainda, foi um curso sensacional e de muita riqueza intelectual, a cada semana eu tinha mais sede de aprendizagem e a minha sede foi saciada a cada aula, foi muito importante para mim, não vou esquecer de cada momento, resumindo, foi um curso sensacional, OBRIGADO IBCO E COLEGAS DE CLASSE.

Steven S.de Lima/participante da 10ª turma
=============================================================================
Participar deste programa, indubitavelmente, possibilitou um upgrade na minha carreira. Pela experiência que vivi em todos os módulos, faço a recomendação não só para aqueles que estão iniciando, mas também para os profissionais que já apresentam vivência na área.
A seriedade, ética profissional e pessoal, competência e comprometimento de todos que estiveram envolvidos com a organização e apresentação do programa, o conteúdo, a vontade de nos atender da melhor maneira possível, a preocupação com os pequenos detalhes, o nível de atualidade das informações, o equilíbrio entre a teoria e a prática na exposição dos temas abordados, a discussão que os facilitadores propõem para a turma, entre outros aspectos, são pontos importantíssimos e que, por si só, justificam a participação.
Outro ponto, não menos importante, que merece destaque, foi a possibilidade de desenvolvimento das relações de amizade e de formação de parcerias produtivas.
O esforço físico e o investimento em tempo e financeiro com viagens quinzenais de Recife (onde resido) até SP, exclusivamente para participar do evento, foi plenamente válido.

Pelo descrito acima, recomendo.
Odilon Medeiros – M. Sc.
=============================================================================
“Tomei a decisão de participar do curso de Desenvolvimento de Consultores de Organização, do IBCO uma vez que tenho a ideia de me tornar um Consultor, assim queria conhecer um pouco mais da atividade e ao mesmo tempo iniciar a carreira de forma estruturada e correta. O curso me surpreendeu positivamente pelo seu conteúdo, bastante profundo, bem estruturado e didaticamente correto, e também (principalmente) pela forma com que os Consultores que aplicaram o curso, passaram suas experiências profissionais na atividade. Foi uma oportunidade excelente para discutir os pontos de acertos e refletir sobre os caminhos a tomar para quem quer iniciar na atividade. Foi também muito edificante a troca de experiências entre os colegas da turma, que em muitos casos, já são Consultores com certa vivência e muito participativa. Para mim é de grande valia saber que existe uma entidade que esta cuidando de maneira séria para tornar a atividade de Consultor, uma carreira séria e principalmente ética.

Parabéns. Abraços. Maurício Muniz (participante da 10º turma)
=============================================================================
Prezados Colegas
Segue o meu testemunho acerca do curso DESENVOLVIMENTO DE CONSULTORES DE ORGANIZAÇÃO, do IBCO. Gostei demais dos colegas Cristián, Eduardo e Thomas! Verdadeiros “sacerdotes”, profissionais apaixonados pelo que fazem! E de você também, que secretariou o curso de maneira irrepreensível! Parabéns! O testemunhal, que poderá ser publicado:
“O curso Desenvolvimento de Consultores de Organização foi importantíssimo para a minha atualização. Docentes altamente qualificados expuseram teorias e casos que contribuíram bastante para o meu aperfeiçoamento e trabalho como consultor. Tive acesso às técnicas mais modernas e revolucionárias da Administração. Todas as ferramentas e informações produziram enorme diferença no meu dia a dia. O IBCO é uma grande entidade! Estou muito satisfeito como seu associado! Parabéns a todos da competente equipe!”

ADM. de ADMINISTRADOR. Uma “obrigação” do CRA Claudio Carlos de Souza –
Diretor da Rápido & Certo Consultoria.
(participante da 10º turma)
=============================================================================
Prezados amigos do IBCO,
Tomo a liberdade de chamá-los de amigos. Faço isso porque acredito que amigo seja aquele que se preocupa conosco, que nos dá conselhos e sempre nos apoia, sempre pensando em dar o seu melhor para nos ajudar.
Foi isso que encontrei no curso do IBCO: amigos dispostos a dar o melhor deles para pessoas que estão buscando um referencial positivo e profissional num mercado tão incerto e, muitas vezes, inconsistente. Os professores fizeram questão de disponibilizar o que têm de mais precioso que é a sua vivência na área de consultoria.
A proposta de Desenvolvimento de Consultores é coerente com o que propõem, na medida em que viabilizam a interação entre profissionais tão dedicados, qualificados e experientes. Mesmo que as experiências de alguns não sejam desempenhando o papel de Consultores, são a prova viva de uma vida profissional plena e uma atitude humana maravilhosa.
Os conhecimentos que adquiri ficarão em minha mente para sempre. As pessoas que encontrei ficarão em meu coração!
Tenham em mim uma grande apoiadora dos propósitos do IBCO.

Um grande abraço,
Kátia Marcolino / Consultora Empresarial
(Participante da 10º turma)

=============================================================================
Prezados
“Embora não seja consultor ainda, mas pensando em me tornar um, resolvi participar deste curso de Desenvolvimento de Consultores de Organização do IBCO. Este curso, embora somente de quarenta horas, foi muito profundo e estratégico para iniciar esta nova carreira de forma estruturada, tomando cuidado com os pontos críticos, para que a carreira possa ser um sucesso. Consultores seniores apresentaram suas próprias experiências como consultores, assim como, apresentaram técnicas atuais de Administração e Marketing, entre outros assuntos, mostrando a sua aplicabilidade prática na atividade de consultoria. Além dessa parte mais teórica, foi de muita valia também, o compartilhamento das experiências dos colegas de sala, alguns já experientes consultores em diversas áreas de atuação.
Parabéns ao IBCO pela estrutura e praticidade do curso e pelo esforço em lutar para que a atividade de consultoria seja uma atividade séria e ética.
Um abraço, Jan Willem Orberg, auditor de sistemas de gestão, jworberg@gmail.com, 11-9966-4383, 10ª Turma.”
=============================================================================
Amigos,
Pegando carona nas sábias palavras do Cristian hoje, lembrei-me deste texto que recebi de uma amiga. Para quem não conhece, é um texto para refletir sobre (texto divulgado em artigos nesse site) o que você faz que seu concorrente não faça? Quais as vantagens que você, sua empresa, seu produto, seu serviço pode trazer para seu cliente? O que te destaca da “multidão”? O que fará com que seu cliente seja fiel à sua empresa? O que fará com que seu cliente saia satisfeito de sua empresa para que faça propaganda de você?
Para quem já conhece é sempre muito bom reler.

Abraços
ANTONIA DE MARIA ARAUJO ALVES
=============================================================================
Boa tarde a todos!
Desculpem minha ausência.
Infelizmente, não irei me despedir pessoalmente, mas desejo muito sucesso a todos, ou seja, mais sucesso ainda, pois todos já se mostram vencedores.
Foi um prazer e muito proveitoso participar desta turma, sinto ter encontrado o norte para iniciar o meu trabalho nesta área que se mostra tão excitante.
Um grande abraço a todos.
Elaine Caversan
Depto. Técnico
Visite nosso site: www.stark.com.br,

=============================================================================
Prezados (as)
Trabalhei na Marinha do Brasil por 40 anos, dos quais 13 anos prestei serviços em algumas Capitanias dos Portos, que são organizações que têm contatos direto com a Sociedade Marítima, devido aos serviços que realizam, tais como: inspeções e vistorias em plataformas de petróleo, navios de bandeiras estrangeiras e nacionais; análise em processos, vistorias e emissões de pareceres em projetos de legalizações e regularizações de obras, dragagens, pesquisa e lavra de minerais sob, sobre e a margens das águas jurisdicionais brasileiras; inscrição de embarcações, habilitação de aquaviários e amadores, enfim, vários outros serviços necessários a garantir a salvaguarda da vida humana, segurança da navegação, no mar e hidrovias interiores, e a prevenção ambiental por parte de embarcações, plataformas e suas instalações de apoio.
Em julho de 2009 fui transferido para a reserva, ou seja, me aposentei, e devido as constantes consultas por parte de algumas empresas solicitando orientações referentes aos serviços que são prestados nas Capitanias, me intitulei Consultor Marítimo, e comecei a trabalhar por conta própria , e em um dado momento percebi que muito embora eu tivesse conhecimento do que eu realizava, contudo tinha dificuldades em me relacionar com os clientes no que se refere a diagnóstico, elaboração de propostas e honorários.
Diante das minhas necessidades comecei a procurar alguma instituição que pudesse me orientar, e tive o privilégio de conhecer o Instituto Brasileiro dos Consultores de Organizações (IBCO), e realizar o Curso de Desenvolvimento de Consultores na 9ª turma em 2011, e hoje eu me sinto seguro diante de qualquer cliente, pois os ensinamentos ministrados no IBCO, por meio de professores competentes e profissionais, me ensinaram como usar o conhecimento com habilidade e atitude. Francisco José Leal Filho – Consultor Marítimo (RJ). Participante da 9ª turma)
=============================================================================
“Prezados da diretoria do IBCO
Vocês estão de parabéns pelo belo trabalho que executaram. Foram ímpares em cordialidade, carinho, organização e conteúdo. Estou divulgando a todos que conheço. E quando houver outros cursos, me avise que estarei participando.
Luciane Nunes, SP. Participante da 9ª turma.
=============================================================================
“Prezados, é imprescindível agradecer toda a Equipe do IBCO pelo formato da 8ª turma do Curso de Desenvolvimento de Consultores. Cada aula trazia tamanha riqueza de conteúdo e aplicabilidade prática na vida do consultor, independente da área de especialização. Ingressei no curso para adquirir mais conhecimento e certificação; terminei com ambos e ainda ganhei novos amigos, fornecedores, parceiros, novos horizontes já se abriram e, agora, estou certo que posso conquistar muito mais e com mais assertividade. ”

Paulo Ricardo Mariotini /Consultor Sênior em Administração e Marketing
31.3789-2467 / 31.9823-0052 / opportunityconsultoria.com.br / twitter.com/opportunityBH
=============================================================================
Senhores,
Sou Consultor Organizacional contando com os empregos que tive no passado e mais o tempo de atuação independente, são cerca de 30 anos, aproximadamente.
Neste período cheguei a cursar dois cursos sobre consultoria, mas era com ênfase em Organização e Métodos – O&M e nada se compara ao curso de desenvolvimento de Consultores de Organização que o IBCO proporcionou. Os módulos foram estratégicos e bastante didáticos e práticos, me ajudaram bastante, pois minha expectativa com o curso era reciclar-me e atualizar-me na área de consultoria organizacional. Lamentavelmente, nos últimos anos vejo e assisto: Engenheiro, Médico, Químico, Advogado e etc. Se proclamar Consultor de Organização. Nada contra, desde que sejam diplomados ou formados para tanto. A concorrência no mercado nesta área é desleal e o próprio Conselho Regional de Administradores nada faz.
Por isso procurei o IBCO para me projetar como Consultor Organizacional profissional e não amador como tantos por aí. Conhecendo o IBCO e cursando a 8ª turma do curso de desenvolvimento de Consultor de Organização, me deixou mais confortável e motivado a prospectar clientes no mercado e voltar a acreditar na profissão, pois os módulos foram muito bem planejados, mesmo para aqueles novatos na área que ainda vão ingressar nesta profissão ouvi que ficaram também muito satisfeitos com o curso.

O local do curso com estacionamento perto, as instalações de alto nível e confortáveis, como também os recursos instrucionais de tecnologia de ponta mais os coffees break que eram preparados com boa qualidade. A secretaria ocupada pela Sra. Lina Costa foi muito prestativa, profissional e bastante educada, coisa rara hoje em dia, interagia plenamente com os participantes. O Sr. Cristian uma figura humana fora de série que além de Presidente do Instituto é um excelente professor, sabe discorrer sobre os assuntos e competências da área.
Finalmente, só tenho a agradecer a transparência, o profissionalismo sério e o nível excelente dos palestrantes e a filosofia de trabalho do IBCO, que agora faço parte como associado.
Wagner Antonio Dias Ferreira – Consultor Organizacional – Capital – SP/ wagner.dias@uol.com.br
=============================================================================
Prezados Srs.
“São cinco sábados muito ricos de troca de experiência com mestres em consultoria e colegas com boa vivência nesse tema. Tudo isso se passa num clima de grande camaradagem e acolhimento. É um investimento para a vida pessoal e profissional. Aula com nível de MBA gerencial. Minha decisão de participar foi extremamente acertada e agora estou recomendando para meus dois filhos.”
Ademir Calenzani / Mogi das Cruzes, SP. (11)9917.9815. Participante da 8ª turma.
=============================================================================
Prezados Srs.
Gostaria, através deste e-mail, de falar da grande valia e de meu contentamento por ter decidido fazer o curso “DESENVOLVIMENTO DE CONSULTORES” no IBCO, 8ª turma.
É um treinamento mais do que um curso, uma vez que somos constantemente levados à posição de quem está prestando um serviço de consultoria. Ali se fala da postura adequada do consultor, se fala de como determinar o valor do serviço e, também, de seu preço, aborda as práticas de marketing para a promoção de seu serviço e de você como profissional, trata da ética que deve existir sempre na atividade do consultor, enfim são abordados aspectos que fazem pensar na profissão os consultores iniciantes, ajudam a decidir se abraçam ou não a carreira de consultor aqueles que ainda não são consultores e, certamente provocam revisão de postura nós já experientes nessa atividade.
Esse curso é ministrado por experientes consultores, com didática excelente e inteligente pois deve ser adequada para um universo heterogêneo de alunos, indicações de leitura ampla, interação perfeita entre os que ensinam e os que aprendem e, por tudo isso, com certeza supera a expectativa inicial de cada aluno.
Parabéns ao IBCO pela estruturação desse curso e tenha a certeza de que a utilidade dele é muito maior do que vocês imaginam.

Abraços,
Sidney Guidin
www.guidin.eng.br
(11) 8315.9657

=============================================================================
Caros,
Estou escrevendo esse e-mail de depoimento tardiamente, porém, está acontecendo uma situação comigo profissionalmente da qual quero lhes contar e espero transmitir a importância do curso e da associação ao IBCO.
Lembram de quando comentei em sala de aula de que estava sendo procurado por uma empresa líder de mercado em diagnóstico em medicina na minha região e que, no entanto, eu já estava trabalhando em uma outra empresa concorrente e coloquei essa questão de como um consultor deveria se comportar numa situação dessa? Estávamos na primeira aula, do Pedro Martins, e ele me aconselhou a recusar o trabalho, por mais triste que fosse para mim, espero que se lembrem; mas segui o conselho do Pedro Martins e recusei o trabalho, mesmo com a carta de permissão de ambos permitindo realizar os dois trabalhos. Lembrem que no dia o Pedro alertou-nos de que a recusa significaria aos olhos do cliente um grande valor em termos de ética!!!!
No entanto, há duas semanas atrás fui procurado pelo mesmo empresário desta empresa líder e a primeira pergunta que ele me fez foi se eu havia terminado o trabalho no concorrente e se estaria disponível para trabalhar num projeto de sua empresa, e para minha surpresa (eu já havia terminado há algum tempo) ele me contratou para fazer um trabalho de diagnóstico no processo de faturamento; na segunda passada fiz a apresentação do diagnóstico e hoje apresentei a proposta da consultoria.
Enfim, vou “pegar” esse cliente graças ao curso do IBCO e principalmente por essa discussão em sala de aula, da qual agradeço muito ao Pedro por esse conselho que me valeu além de um contrato, um contrato em um cliente famoso na cidade, líder de mercado e que com certeza vai valorizar meu preço e que vai me abrir portas no futuro.
Isso não tem preço e me valeu cada centavo investido no curso, no tempo, e nas despesas de locomoção durante os sábados que fiquei longe da minha família e cidade. E ainda digo mais, o curso foi “barato para caramba”, risos!!!! Agradeço sinceramente ao trabalho de todos do IBCO, Lina, Cristián, Anzélio e Pedro, pois foi um ótimo investimento em minha carreira, principalmente por que sofri muito antes de conhecer os conceitos ali apresentados naqueles sábados, mas é bom que tenhamos o IBCO como suporte numa atividade as vezes solitária. E espero que todos os alunos se lembrem desse fato e assim como eu possamos ser cada vez melhores no que nos propomos a fazer. Agradeço e desejo o sucesso que estou tendo em dobro a todos.
Abraços,
Ricardo dos Anjos / Consultor / Curitiba/PR
=============================================================================
Senhores,
O meu depoimento, é muito simples e direto: “Faça e aproveite os cursos do IBCO, as suas novas informações sobre consultoria farão grandes diferenças.”
Jorge Barreto.
=============================================================================
Prezados,
O que me levou a fazer este curso foi o fato de acreditar que é possível planejar uma mudança de carreira e é isto que estou buscando. Sob este aspecto adquiri não apenas o conhecimento teórico que esperava ao realizar o curso, mas também uma rica troca de experiências entre todos os participantes das diversas áreas.
Considero como ponto alto do curso a estruturação em módulos, permitindo uma visão sistêmica do dia-a-dia de um consultor. As discussões que aconteceram no grupo desmistificaram muitas idéias pré-concebidas que eu trazia. Foi fundamental entender que existe um código de conduta e uma organização entre os profissionais responsáveis neste setor. E que, como em qualquer segmento, temos pessoas que não seguem as “regras” e acabam deixando um rastro de insatisfação e de descrença na profissão. Ao finalizar os módulos me sinto mais segura para iniciar um plano de ação estruturado e os movimentos necessários para que eu possa fazer uma transição de sucesso em minha carreira.
Danielle Pellegrini Rolim, Gerente de Território, Produtos Roche Quimicos e Farmacêuticos S.A. /RS
=============================================================================
Senhores,
O curso superou todas as minhas expectativas, foi um divisor de águas na minha caminhada Profissional. Há algum tempo eu já esboçava algumas ações no sentido de mudar a trajetória da minha carreira, mas não conseguia vislumbrar as alternativas para tal mudança. Aprendi muito com o conteúdo do curso, que me proporcionou enxergar e refletir o novo caminho de oportunidades que está surgindo na área de consultoria. O curso apresentou um conteúdo teórico rico em informações e, também ofereceu conhecimentos práticos por meio das experiências vividas pelos Professores Consultores e pelos Colegas do curso. Quero, nesta oportunidade, agradecer ao IBCO pela realização do Curso, aos Professores pela contribuição dos seus conhecimentos adquiridos nos anos de dedicação ao exercício da Consultoria Profissional e, aos Colegas do Curso pelo imenso valor da convivência agradável e produtiva na troca de experiências, pontos de vista, e aprendizado coletivo.
Professor Hélio Corral Coelho, Adm. Ms. / SP.
=============================================================================
Caros,
O curso superou as minhas expectativas e ficará como um marco na minha carreira. Eu não apenas aprendi bastante com o conteúdo apresentado de forma brilhante pelos professores, como também pude refletir e enxergar um futuro promissor na carreira de consultoria. (E, eu confesso que ultimamente não estava conseguindo enxergar bem e o futuro me parecia um tanto nebuloso.) O curso foi mais abrangente do que eu imaginava e isso, realmente, me surpreendeu!
Também fiquei muito satisfeita porque a equipe do IBCO (coordenação, professores e recepção) é muito acessível e atenciosa. Gostaria de aproveitar e agradecer ao IBCO pela realização do curso, aos professores por compartilhar conosco suas preciosas experiências e aos colegas de turma pelo convívio agradável e também pela troca de experiências, dúvidas, opiniões, etc.
Suzete Rodrigues Noronha – SP
=============================================================================
Senhores,
Participar do curso de Capacitação em Consultoria do IBCO, e implantar todo conhecimento adquirido, é chegar no topo do sucesso executivo para uma carreira promissora.
O Instituto proporcionou um aprendizado valioso, elaborado por consultores e professores de alto nível.
Além de capacitação, vivenciamos momentos de grande reflexão sobre a carreira profissional e os caminhos a trilhar de forma ética, considerando responsabilidade social na execução do trabalho.
Compartilhar experiências e conhecer pessoas maravilhosas fizeram a grande diferença no aprendizado. Agradeço a todos a dedicação e comprometimento, estou certa da importância em manter relacionamento com o IBCO, chancela obrigatória em qualquer área de atuação das consultorias de organização.
Patricia Castellar Pirozzi, Mentor Desenvolvimento de Pessoas
=============================================================================
Prezados,
Quero registrar meus sinceros agradecimentos pela dedicação com que nos transmitiram o conteúdo de seus respectivos módulos… Foi uma experiência muito positiva e marcante em minha carreira, mesmo agora em que a Gestori completa a primeira década de atividades. Estou seguro que as atividades de consultoria (e a própria estruturação da empresa) serão desenvolvidas de uma maneira mais consistente a partir de 2009, aplicando o elevado padrão de conhecimentos que vocês nos transmitiram. Como teria sido bom ter um curso desse nos idos de 1999…
Anzélio César Vidal, Gestori Consultoria Empresarial
=============================================================================
Caros,
Quatro tópicos sobressaem no Curso de Capacitação em Consultoria do IBCO, do qual participei no 2º. Semestre de 2008 em São Paulo: Oportunidades
Abriu, para todos os participantes, a perspectiva de uma nova oportunidade de carreira;
Foi de especial interesse para profissionais que, em carreiras corporativas e em outras organizações formais, estruturaram suas vidas através de contratos de trabalho de longa duração e que desejam atuar em uma atividade terceirizada, na qual contratos de prestação de serviços são temporários;
Propõe uma alternativa de auto realização para aqueles que, em fase de vida na qual se veem produtivos e donos de significativo acervo de experiências e conhecimentos, nem por isso encontram ampla oferta de recolocação em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, que corresponda às suas qualificações;
Oferece uma oportunidade valiosa de crescimento pessoal e profissional.
Informação. Os palestrantes, todos profissionais que atuam há longo tempo em consultoria, mostraram-se generosos ao compartilhar detalhes de sua experiência nessa atividade;
Descreveu o funcionamento do mercado de consultoria e forneceu os instrumentos básicos para quem queria se iniciar nele;
Discutiu quem é, e o que faz, o profissional que atua com sucesso em consultoria.
Reflexão. Conduziu-me a uma reflexão profunda sobre minha carreira pregressa e futura;
Estimulou-me e forneceu-me elementos para uma autoanálise da adequação das minhas características pessoais à atividade de consultoria. Networking- Compartilhamos experiências pessoais entre professores e participantes, o que gerou uma forte integração. Estabelecemos relações significativas entre pessoas de formações acadêmicas, competências e personalidades distintas, todas de excelente nível profissional.

=============================================================================

Treinamento essencial para quem deseja atuar profissionalmente como consultor, com abordagem de todos os aspectos técnicos e comportamentais que envolvem a profissão e destaque para a natureza dos serviços prestados, as competências a serem exigidas e a conduta ética a ser adotada pelos consultores.

Luiz Félix de Freitas – Consultor e Palestrante – Dezembro/2014

© Copyright 2015 IBCO. Design New Brand Solution