Diretoria Nacional – Gestão 2017/2018

Diretor Presidente:  Orlando Pavani Júnior

Diretor Presidente da HOLDING PAVANI que administra a Gauss Consultores Associados Ltda. – Inteligência de Negócios e a Olho de Tigre Ltda. – Inteligência Comportamental. Consultor Certificado CMC® (Certified Management Consultant) pelo IBCO / ICMCI. Profissional Certificado CBPP® (Certified Business Process Professional) pela ABPMP International. Profissional Certificado HCMBOK® 3G Expertise (Human Change Management Body of Knowledge) pelo HUCMI; Profissional Certificado HCMP® 3G Expert Professional (Human Change Management Professional) pelo HUCMI. Formado pela HUCMI – Curso HCMBOK® 3G e Curso HCMP® 3G. Vide Presidente de Administração da ABPMP – Chapter Brasil. Diretor Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do IBCO. Professor dos cursos Boot Camp da ABPMP – Chapter Brasil. Provedor de Treinamento Credenciado (PTC), da ABPMP para o curso CFGP. Professor Universitário. Autor e Coator de livros (As 30 LEIS DO Olho de Tigre – Ed. LITERARE Books; Mapeamento e Gestão por Processos / BPM – Ed. M. BOOKS; Treinamentos Comportamentais – Ed. SER MAIS; Consultoria Organizacional – Ed. SER MAIS). Conferencista/ Palestrante. Pós-Graduado (LATU-SENSO) em Economia Empresarial. Pós-Graduando em Medicina Comportamental. Mestre em Administração Integrada. Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Lead Assessor com base nas normas ISO série 9000. Certificate of Achievement em ISO série 9000:2000 e Auditor Líder TL 9000. Auditor Líder Ambiental – registrado pelo EARA. Membro do CB 25 (Gestão da Qualidade) / Membro CEE 63 (Gestão de Riscos). Examinador PNQ (1997 até 2006 e 2015). Examinador Sênior PNQ (2007 até 2009 e 2015 – reconhecido Examinador Sênior Destaque em 2009). Orientador / Tutor PNQ (2010 até 2014 – Reconhecido como Orientador Destaque em 2010). Instrutor Banca Examinadora PNQ (2005 até 2012), Gestão por Processos e Indicadores (2010 até 2013). Especialista Certificado Nível III – FNQ / Rede QPC. Examinador PQGF (1998). Examinador Sênior PQGF (desde 1999 até 2008/2009). Membro do Comitê Conceitual e de Processo do PQGF (desde 2005). Membro do Comitê de Revisão dos RA’s do PQGF (desde 2005). Instrutor PQGF (desde 2000 até 2010). Instrutor dos Instrutores PQGF (desde 2004 até 2010). Orientador PQGF (ciclo 2010). Formado no PENCAT – Nível 1 – 80 horas (Programa Especial de Neurociências Aplicado a Treinamentos). Facilitador Master dos Treinamentos OT1 AWAKE / OT2 RISING / OT Immersion e CAC e derivações. Interpretador Master do Teste EQ-MAP (Mapeamento das Competências Emocionais). Formado em ENEAGRAMA. Formado em EMOTOLOGIA. Practitioner em PNL e Analista Transacional Nível 101. Certificado Internacional em Coaching, Mentoring & Holomentoring® pelo Sistema ISOR®. Formado no PROCESSO HOFFMAN DA QUADRINIDADE. Formado no MÉTODO SILVA DE CONTROLE MENTAL. Coautor do Programa de Vendas Técnicas da Escola de Marketing Industrial. Especialista em Gestão de Vendas Complexas / Consultivas.

1º Vice-Presidente: Ana Beatriz Giovanoni (Diretora de Relações com Associados)

image001

Bacharel em Nutrição pela Unisinos. Pós-graduada em Marketing pela ESPM, Mestre em Engenharia da Produção pela UFRGS, MBA em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey e Negociações Avançadas na Harvard Business School. Experiência de mais de 16 anos como consultora de Gestão e Desenvolvimento Organizacional em Empresas Familiares, Públicas e Privadas de Médio e Grande Porte e CEO do Grupo Giovanoni. Professora universitária na Univates no período de 2005 a 2015, atuando também como professora do curso de pós-graduação em Tecnologia de Alimentos na mesma universidade, na disciplina de Gestão Organizacional. Consultora certificada CMC – Certified Management Consultant pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização, filiado ao ICMCI – International Council of Management Consulting Institute, desde 2004. Filiada ao IBCO desde 2002. Membro da diretoria do IBCO nas Gestões 2010, 2012 e 2016.  Larga vivência em administração empresarial, como executiva, consultora e instrutora, com conhecimentos profundos nas áreas de Planejamento, Execução, Acreditação ONA, Acreditação ANS, Engenharia da Produção e Sistemas de Gestão da Qualidade, tendo atuado em empresas de porte e expressão nacional como singulares do Sistema UNIMED, Bebidas FRUKI, SENAC, Toniolo, Busnello S.A, Empresas Públicas (Prefeituras e DMAE), Dália Alimentos, Hospitais da Rede São Camilo no RS, SC e PR, Clínica Kozma, Hospitais filiados à Federação dos Hospitais Filantrópicos de SC e do RS e Laboratório Regis Noal. Sólidos conhecimentos de técnicas de Gestão Estratégica, tais como, Análise de Ambiente Externo e Interno, Matriz SWOT, Matriz GUT, Matriz de Postura Estratégica, Sistemas de Medição de Desempenho e implantação do processo de Desdobramento Estratégico pela Metodologia BSC – Balanced Scorecard, com alinhamento aos Critérios de Excelência do Modelo Malcom Baldrige e PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade. Habilidades para obtenção de resultados em gerenciamento de equipes e projetos, com destaque para as funções de planejamento, controle, análise de problemas e tomada de decisão e implantação de programas e metodologias, destacando-se pela capacidade de influenciar pessoas e facilitar o processo de mudança nas organizações. Facilidade de comunicação e interação com as pessoas, potencializando o aprendizado. Profissional da área de gestão com forte atuação na aplicação do Modelo de Excelência da Gestão da FNQ, tendo atuado como examinadora do PNQ (2011, 2012 e 2013); examinadora do PQRS ininterruptamente de 1999 a 2016; examinadora do Prêmio Nacional da Qualidade na Gestão Pública (2004 e 2005) e Franqueada do PGQP desde 1999. Foi eleita Personalidade Qualidade do Vale do Taquari em 2003. Em 2006 foi homenageada pela FNQ como o profissional com maior número de horas de voluntariado dedicado à qualidade no Brasil. Experiência em liderança em entidades empresariais, tendo atuado ao longo de 10 anos como voluntária no Comitê Regional da Qualidade do Vale do Taquari exercendo atividades de Coordenadora Geral, Coordenadora de Capacitação e Coordenadora de Avaliação deste Comitê. Desde 2013 atua como Coordenadora Geral do Comitê de Consultorias ligado ao PGQP. Também atuou como vice-presidente da ACIL – Associação Comercial e Industrial de Lajeado, durante 2 gestões. Autora do livro Re-Inventar a Liderança: um desafio diário, lançado em maio de 2016, no ESARH, Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos.

2º Vice-Presidente: Ricardo Motta (Diretor de Relacionamento com o ICMCI)

FOTO_Ricardo2 (Alta)

Diretor da MR Business Consultoria Empresarial, Consultor internacional, CMC (Certified Management Consultant), certificado pelo ICMCI (The International Council of Management Consulting Institutes) e certificado como Especialista III da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), o nível máximo de certificação dessa entidade. Engenheiro Eletrônico (Unicamp, 85), pós-graduado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing e Finanças (FGV/SP, 93). Trabalhou durante 10 anos na IBM Brasil onde foi Gerente da Qualidade, Satisfação de Clientes e Reengenharia e Consultor da Qualidade para a IBM América Latina. Professor de “Gestão Avançada da Qualidade Total” na Educação Continuada da FGV/SP e da pós-graduação em “Gestão da Qualidade Total” na UCP/RJ. Foi Instrutor da IBM Brasil e da Motorola University. É Certificado como “Quality Manager”, pela American Society for Quality. Membro do Grupo de Estudos que criou o PNQ e a FNQ em 1991. Tem atuado como Instrutor da FNQ desde 1994. Foi Examinador do PNQ em 1993, 1994 e 1996, Examinador Sênior de 1998 a 2003 e Orientador do PNQ de 2004 a 2013. Em 2014, 2015 e 2016 atuou como Tutor do PNQ. Foi homenageado como “Orientador Destaque” do PNQ em 2009, 2012 e 2013 e “Tutor Destaque” em 2016. Coordenador do Comitê Técnico “Critérios de Excelência” da FNQ de 1996 a 2003, do Comitê Técnico “Primeiros Passos” em 2004 e do Comitê Temático Benchmarking, também em 2004. Membro do Comitê Técnico “Critérios de Excelência” que criou a 20ª edição dos Critérios de Excelência da FNQ. Coordenador do Comitê Temático “Rede de Competitividade” do Movimento Brasil Competitivo (MBC) em 2006. Coautor dos Cadernos de Excelência da FNQ. Juiz do Prêmio Qualidade do Governo Federal (PQGF) em 1999 e do Prêmio Catarinense para a Excelência em 2005. Coordenador do projeto que criou, nos moldes do PNQ, o Prêmio CDL de Qualidade da Gestão (PCQG) de Campo Grande. Como especialista nos Modelos de Premiação, tem atuado como consultor na preparação de empresas para a submissão ao PNQ que foram, inclusive, finalistas e vencedoras do Prêmio, como Bahia Sul, Usiminas, Promon, Promon Logicalis, Copasa, Coelce, Petrobras/Regap, IBM Brasil, Caraíba Metais, Petrobras/ABAST e SEBRAE/MS. Atuou como consultor de Business Excellence, de 2006 a 2008, para a BHP Billiton Corporation, sediada na Austrália, onde realizou avaliações de suas unidades no Brasil, Colômbia, Chile, Suriname, África do Sul, Moçambique, Holanda e Cingapura. Consultor em 2012 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) nos projetos “Gestão para resultados” e “Benchmarking Colaborativo”. Especialista em 2012 do Programa Sebrae de Excelência da Gestão (PSEG). Orientador do PSEG em 2013, 2014 e 2015. Instrutor especializado em cursos de Avaliação da Gestão utilizando o MEG da FNQ, Gestão por Processos, Benchmarking, Gestão estratégica e Balanced Scorecard. Diretor Técnico do IPEG (Instituto Paulista de Excelência da Gestão) na gestão 2001 / 2002. A MR, empresa da qual é diretor e proprietário é Membro do IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores Organizacionais). Em 2016 passou a participar da diretoria do IBCO, tendo sido eleito 2º Vice-Presidente.

Diretor Vice-Presidente: José Roberto Castanheira Camargo (Diretor Tesoureiro e Jurídico)

jose-roberto-castanheira-camargoAdministrador de Empresas, Advogado e Pós-Graduado em Direito Empresarial, Direito Tributário e MBA em Auditoria Contábil, com vasta experiência profissional junto a empresas multinacionais e serviços de Auditoria Externa em órgãos públicos, como Ministério da Agricultura e organizações de grande porte como Grupo Banespa, Grupo Matarazzo, Cosmoquímica, entre outras. Na Área Administrativa, atuou na gerência administrativa/financeira; Recursos Humanos e Planejamento Estratégico em empresas como Olivetti do Brasil e Thomson CSF Equipamentos Brasil Ltda. Atualmente presta Consultoria Jurídica e Empresarial a empresas de diversos seguimentos (Indústria, Comércio e Serviços) inclusive na Área de Reestruturação Empresarial. Pela Castanheira Consultores Associados, atende a organizações e grupos empresariais nas regiões de Sorocaba, Campinas, São Roque e Bauru em mais de 1,8 mil processos, principalmente na área do Direito Tributário, Bancário, Reestruturação Empresarial, Societário e Trabalhista. No IBCO, INSTITUTO BRASILEIRO DE CONSULTORES DE ORGANIZAÇÃO é diretor jurídico sendo responsável área jurídica da entidade. É MENTOR DO PROJETO INOVATIVA, programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e com os parceiros estratégicos SEBRAE e SENAI.

Diretora Vice-Presidente:  Hana Mrkvickova (Diretora de Marketing)

foto_hanaConsultora de gestão e gerente de projetos com 10 anos de experiência atuando nas áreas de planejamento estratégico, fusões e aquisições (sell-side, buy-side), melhoria de desempenho organizacional e serviços de consultoria. Experiência internacional em consultoria global (EY – Ernst & Young) na Europa participando de projetos multiculturais e multidisciplinares e seis anos de experiência e familiaridade com o mercado brasileiro. Associado do IBCO e diretora do IBCO (2015-2016). Associada do PMI e voluntária gerente de projetos do Project Management Institute (PMI) – Capítulo São Paulo. Economista de formação pela VSE (República Tcheca), possui mestrados em Comércio Internacional e Logística pela VSE (República Tcheca) e em Economia de Comércio Internacional e Integração Européia pela Staffordshire University (Reino Unido). Possui MBA Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Possui certificação em gestão de projetos Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute – PMI (EUA) e consultoria de gestão Certified Management Consultant (CMC) pelo The International Council of Management Consulting Institutes (ICMCI).

Diretor Vice-Presidente: Rui Gonçalo de Melo Pires (Diretor de Benefícios aos Associados e Núcleos Regionais)

foto_-ruiConsultor Sênior e Sócio Diretor da Victória Marketing desde 1975. Atuou como executivo de empresa multinacional de petróleo e ocupou vários cargos diretivos em entidades de classe tendo se dedicado nos últimos 20 anos em atividades de consultoria organizacional nas áreas de gestão, planejamento estratégico, marketing e vendas. Tem desenvolvido também atividades relativas a instrutoria, palestrante e desenvolvimento de atividades especiais em entidades de classe e empresas privadas. Sua experiência anterior, antes de se radicar no Brasil, inclui realização de projetos na África e Europa com trabalhos pontuais relativos a treinamentos nos Estados Unidos, África de Sul e França. Desde 1996 é consultor credenciado do SEBRAE RS onde tem atuado em diversos projetos e programas típicos desta entidade com enfoque especial em projetos de desenvolvimento sustentável de âmbito municipal. É membro do CIEP – Confederação Internacional dos Empresários Portugueses. Atual Diretor do Núcleo Sul do IBCO e Presidente do Comitê de Consultorias do PGQP – Prêmio Gaúcho de Qualidade e Produtividade do RS.

Diretor Vice-Presidente: Marcelo Silva Serra (Diretor de Conhecimento)

foto_marceloAdministrador de empresas, sólidos conhecimentos em gestão de mudanças, certificado pelo HUCMI (Human Change Management Institute), com especialização em gestão de negócios pelo ECM (European College of Management), MBA em gestão estratégica de pessoas pela FUCAPE Business School, pós-graduação em direito e processo do trabalho pela Estácio de Sá, professional and executive coach pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), analista comportamental DISC. Certificação como consultor organizacional pelo Instituto Brasileiro de Consultores Organizacionais. Professor universitário. Auditor trabalhista. Sólida experiência em gestão de pessoas e gestão de contratos com atuação no segmento de óleo e gás, indústria de bens de consumo, alimentação, saúde, construção civil, ONGs e comércio varejista.

 

– – –

Diretores-Presidentes do IBCO

Nov.2015 a Dez.2016 Antonio Carlos Alves Telles da Silva
Jan.2015 a Out.2015 Osmar Pastore
2012 a 2014 Cristián Welsh Miguens
2010 a 2012 Cristián Welsh Miguens
2008 a 2010 Luiz Affonso Romano
2006 a 2008 Luiz Affonso Romano
2004 a 2006 Cristián Welsh Miguens
2002 a 2004 Cristián Welsh Miguens
2000 a 2002 Eduardo Rocha
1999 a 2000 Eduardo Rocha
1998 a 1999 Bruno Manzolillo
1996 a 1998 Eduardo Rocha
1994 a 1996 Luiz Affonso Romano
1992 a 1994 Luiz Affonso Romano
1990 a 1992 Kurt Lenhard
1988 a 1990 Roberto Silva
1986 a 1988 Roberto Silva
1984 a 1986 Luiz Affonso Romano
1983 a 1984 Luiz Affonso Romano
1982 a 1983 Kurt Lenhard
1980 a 1982 Otiz Pomin

© Copyright 2015 IBCO. Design New Brand Solution