Diretoria Nacional – Gestão 2021/2022

Diretor Presidente:  Luiz Carlos Lopes Viana (luiz.viana@ibco.org.br)

Diretor Executivo na Vorcon – Auditoria e Consultoria (www.vorcon.com.br) tendo atuado em empresa de auditoria externa de grande porte (Big Four). Experiência em diversos segmentos, como os setores de mineração, imobiliário, químico, soluções em TI, hotelaria, óleo e gás, agronegócios, energia elétrica, automobilística, educacional, televisão, varejo, Startups entre outros. Contador (UFBA): Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA); Auditor (CFC): CNAI Ativo GERAL e CVM. Administrador (UFBA): Conselho Regional de Administração do Estado da Bahia (CRA-BA). MBA em Práticas Contábeis: Foco em Consultoria Tributária, Contábil e obrigações acessórias pela Faculdade Visconde de Cairu. Especialização em Consultoria para MPEs: Fundação Instituto Administração (FIA) e Conselho Federal de Administração (CFA). Professor de MBA na UNIJORGE ministrando aulas na turma de Controladoria e Finanças. Sócio Fundador da PL Investimentos e Participações. Sócio da Cont7 Contabilidade exercendo o cargo de Diretor Comercial. Sócio Diretor de Finanças e Contabilidade da VISOVI Group Angola. Presidente do Conselho Fiscal: Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE Bahia – 2018-2019). Membro do Núcleo de Finanças do CRA-BA: Conselho Regional de Administração da Bahia. Membro do IBRACON Bahia: Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes do Brasil. Conselheiro do CRC BA e membro da câmara de Fiscalização. Coordenador da Comissão de Normas de Auditoria do CRC BA. Vice Presidente do IBEF Bahia (Instituto brasileiro dos Executivos de Finanças – Bahia). Meu Linkedin.

1º Vice-Presidente – Catarina Beda Oliva do Amaral (catarina.amaral@ibco.org.br)

Empresária Contábil com ampla atuação em Auditoria e Consultoria Contábil. Professora de Pós-Graduação. Graduada pela Universidade Federal da Bahia, onde atualmente cursa o Mestrado em Contabilidade e Controladoria. Pesquisadora acerca das temáticas contábeis e financeiras, vem disseminando conhecimento através das redes sociais, bem como por meio de palestras e eventos. Atuante no Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia como e membro das comissões de normas de auditoria do CRC-BA e Jovens Lideranças.

2º Vice-Presidente: (aline.portela@ibco.org.br)

Professora, Consultora e Mentora em Carreiras na Contabilidade; Formações: Graduada em Ciências Contábeis, Pós graduada em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos,
Pós Graduanda em Gestão de Pessoas: Liderança, Carreiras e Coaching (PUC-RS); Especialista em eSocial (Nith Treinamentos); Formação em Coaching Comportamental; Formação em Comunicação de Alto Impacto; Professora de pós graduação – IPOG, com atuação em todo o Brasil; Atua na área Contábil há 10 anos, de Departamento Pessoal e Gestão de Pessoas há 10 anos, com expertise em softwares contábeis; + de 2.738 alunos treinados em todo Brasil; Diretora da Aline Portela Consultoria e Desenvolvimento; Autora dos projetos #mulherescontadoras e #contadoresdeimpacto

1º Diretor: Orlando Pavani Júnior (orlando.pavani@ibco.org.br)

Diretor Presidente da HOLDING PAVANI que administra a Gauss Consultores Associados Ltda. – Inteligência de Negócios e a Olho de Tigre Ltda. – Inteligência Comportamental. Consultor Certificado CMC® (Certified Management Consultant) pelo IBCO / ICMCI. Profissional Certificado CBPP® (Certified Business Process Professional) pela ABPMP International. Profissional Certificado HCMBOK® 3G Expertise (Human Change Management Body of Knowledge) pelo HUCMI; Profissional Certificado HCMP® 3G Expert Professional (Human Change Management Professional) pelo HUCMI. Formado pela HUCMI – Curso HCMBOK® 3G e Curso HCMP® 3G. Ex Vice Presidente de Administração da ABPMP – Chapter Brasil. Ex-Diretor Presidente do IBCO (gestão 2017/2018). Ex-Diretor Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do IBCO. Professor dos cursos Boot Camp da ABPMP – Chapter Brasil. Provedor de Treinamento Credenciado (PTC), da ABPMP para o curso CFGP. Professor Universitário. Autor e Coator de livros (As 30 LEIS DO Olho de Tigre – Ed. LITERARE Books; Mapeamento e Gestão por Processos / BPM – Ed. M. BOOKS; Treinamentos Comportamentais – Ed. SER MAIS; Consultoria Organizacional – Ed. SER MAIS). Conferencista/ Palestrante. Pós-Graduado (LATU-SENSO) em Economia Empresarial pela Universidade São Judas Tadeu. Pós-Graduado em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Mestre em Administração Integrada pela Universidade São Francisco. Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela FACECA. Especialista em Administração Industrial pela FCAV/USP. Lead Assessor com base nas normas ISO série 9000. Certificate of Achievement em ISO série 9000:2000 e Auditor Líder TL 9000. Auditor Líder Ambiental – registrado pelo EARA. Membro do CB 25 (Gestão da Qualidade) / Membro CEE 63 (Gestão de Riscos). Examinador PNQ (1997 até 2006 e 2015). Examinador Sênior PNQ (2007 até 2009 e 2015 – reconhecido Examinador Sênior Destaque em 2009). Orientador / Tutor PNQ (2010 até 2014 – Reconhecido como Orientador Destaque em 2010). Instrutor Banca Examinadora PNQ (2005 até 2012), Gestão por Processos e Indicadores (2010 até 2013). Especialista Certificado Nível III – FNQ / Rede QPC. Examinador PQGF (1998). Examinador Sênior PQGF (desde 1999 até 2008/2009). Membro do Comitê Conceitual e de Processo do PQGF (desde 2005). Membro do Comitê de Revisão dos RA’s do PQGF (desde 2005). Instrutor PQGF (desde 2000 até 2010). Instrutor dos Instrutores PQGF (desde 2004 até 2010). Orientador PQGF (ciclo 2010). Formado no PENCAT – Nível 1 – 80 horas (Programa Especial de Neurociências Aplicado a Treinamentos). Facilitador Master dos Treinamentos OT1 AWAKE / OT2 RISING / OT Immersion / CAC / CDC / OLP e derivações (atual PIC – Programa de Inteligência Comportamental). Interpretador Master do Teste EQ-MAP (Mapeamento das Competências Emocionais). Formado em ENEAGRAMA. Formado em EMOTOLOGIA. Practitioner em PNL e Analista Transacional Nível 101. Certificado Internacional em Coaching, Mentoring & Holomentoring® pelo Sistema ISOR®. Formado no PROCESSO HOFFMAN DA QUADRINIDADE. Formado no MÉTODO SILVA DE CONTROLE MENTAL. Coautor do Programa de Vendas Técnicas da Escola de Marketing Industrial. Especialista em Gestão de Vendas Complexas / Consultivas. (Meu Linkedin)

2º Diretor: Flávio José de Oliveira (flavio.oliveira@ibco.org.br)

Sócio, Diretor e Consultor da PM Analysis (www.pmanalysis.com.br) desde 2007. Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC-SP, com pós graduação em Gestão de Negócios e mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais pela Universidad Del Atlántico (Barcelona). Consultor Certificado CMC® (Certified Management Consultant) pelo IBCO / ICMCI. Auditor Líder em Sistemas de Gestão Integrado (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 37001 e CONAMA 306). Mais de 24 anos de experiência em auditorias, treinamentos e assessoria em gestão empresarial, incluindo qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho, saúde ocupacional, responsabilidade social, compliance, segurança da informação, gestão de laboratórios, performance empresarial e gestão estratégica. Escritor de artigos e livros sobre gestão. Membro da Mensa International (sociedade de alto QI criada para fomentar estudos sobre inteligência). Meu Linkedin

3º Diretor: Mauri Alex de Barros Pimentel (mauri.pimentel@ibco.org.br)

Mestre em Administração pela EBAPE/FGV. Especialista MBA em Finanças, Investimento e Banking pela PUC/RS e Gestão Empresarial em Cooperativas pela EPGE/FGV. Graduado em Administração, com Habilitação em Administração de Cooperativas pela UFV. Sua experiência profissional inclui passagem por empresas como SEBRAE, SESCOOP, UNIMED, SICOOB e PETROBRAS. Professor e Coordenador Acadêmico convidado para os cursos de MBA In Company voltados para administradores e executivos de cooperativas da FGV, ISAE, dentre outras importantes instituições de ensino superior nacionais, públicas e privadas. Atualmente ocupa o cargo de CEO da SAPIENCE e Diretor Executivo do SICOOB Lojicred, atuando paralelamente como consultor e instrutor nas áreas de Desenvolvimento e Reestruturação Empresarial, Planejamento e Gestão Estratégica, Governança Corporativa, Liderança e Motivação, Organização de Quadro Social, Educação Cooperativista e Business Plan em diversas cooperativas e unidades do Sistema OCB/SESCOOP, UNIMED, UNIODONTO, SICREDI, SICOOB, CRESOL, UNICRED, Cooperativas de crédito “solteiras” como Primacredi e Credicoamo e diversas grandes cooperativas agrícolas brasileiras, tais como COMIGO, COAMO, COPACOL, FRISIA, COPAGRIL dentre outras. Ocupa ainda os cargos de Diretor Financeiro do Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo – IBECOOP e de Consultor da Comissão Especial de Direito Cooperativo da OAB-RJ. Meu Linkedin e Minha Plataforma Lattes.

4º Diretor:  Marco Antonio Viena Pinheiro (marco.antonio@ibco.org.br)

Administrador de Empresas; MBA em Finanças pelo IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capital; Técnico em Avaliação de Riscos para Seguros Patrimoniais, de Vida e Previdência; Especialista em M&A; Membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Primeiro Vice-Presidente do ITS-Instituto Transparência em Saúde. Com extensa carreira profissional no mercado financeiro, desempenhou funções executivas na área de finanças, em relevantes instituições financeiras, como: Banco Pactual, Bradesco, Banco Dibens, BMC e Banco Safra. Possui vasta experiência e sólidos conhecimentos sobre o funcionamento do mercado financeiro e de capitais, e capacidade para avaliação de cenários macroeconômicos, objetivando a tomada de decisões de investimentos. Foi CEO do Hospital Nove de Julho, exerceu a função de Diretor Financeiro/CFO de empresas, como Sócio Diretor da Pinheiro & Associados, participou e participa diretamente nos processos de gestão empresarial (Turn-around), reestruturações societárias, estruturação e lançamento de títulos corporativos e capitalização de empresas, estratégias de saída, transações de fusões e aquisições (M & A) de médias e grandes empresas nos segmentos de: Saúde, Alimentos, Serviços, Importação & Exportação, Industria Têxtil e de Peças, Serviços Financeiros, Publicitário, Varejo, Certificação Aduaneira, Produção de Soja e Milho, representando investidores profissionais no Brasil e no exterior, o que lhe confere, comprovada experiência tanto na avaliação de empresas, elaboração de Valuations, coordenação de processos de Due Diligence,  como também na elaboração de Planos de Negócios (Business Plan) e Sumários Executivos de empresas Startups. “Médico das Empresas”, possui comprovada experiência em negociações de Trade Finance e finanças internacionais, especialmente junto as comunidades Asiática (China) e Árabe (Emirados Árabes). Ocupa ainda, cargo de Conselheiro em empresas Startup.

Anteriores Diretores-Presidentes do IBCO

Mar.2020 a Dez.2020 – Orlando Pavani Junior (CMC)
Jan.2019 a Fev.2020 – Carlos Roberto Faria Salaorni (CMC)
Jan.2017 a Dez, 2018 – Orlando Pavani Júnior (CMC)
Nov.2015 a Dez.2016 – Antonio Carlos Alves Telles da Silva
Jan.2015 a Out.2015 – Osmar Pastore
Jan.2012 a Dez. 2014 – Cristián Welsh Miguens
2010 a 2012 – Cristián Welsh Miguens
2008 a 2010 – Luiz Affonso Romano
2006 a 2008 – Luiz Affonso Romano
2004 a 2006 – Cristián Welsh Miguens
2002 a 2004 – Cristián Welsh Miguens
2000 a 2002 – Eduardo Rocha
1999 a 2000 – Eduardo Rocha
1998 a 1999 – Bruno Manzolillo
1996 a 1998 – Eduardo Rocha
1994 a 1996 – Luiz Affonso Romano
1992 a 1994 – Luiz Affonso Romano
1990 a 1992 – Kurt Lenhard
1988 a 1990 – Roberto Silva
1986 a 1988 – Roberto Silva
1984 a 1986 – Luiz Affonso Romano
1983 a 1984 – Luiz Affonso Romano
1982 a 1983 – Kurt Lenhard
1980 a 1982 – Otiz Pomin

© Copyright 2015 IBCO. Design New Brand Solution