IBCO 2016: Um Balanço de Esforços e Avanços!
Caro Associado,
Consultoria de Organização é um mercado de U$54 bilhões nos EUA. Segundo o Wall Street Journal (1) é crescente o número de empresas que buscam os conselhos de consultores externos para vencer desafios cada vez mais complexos. No Brasil os desafios são ainda maiores. Isso nos conecta a razão de ser do IBCO –Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização: zelar por elevados padrões de qualidade e ética na prática de consultoria organizacional.
Como o IBCO pode atender plenamente tamanho desafio? Precisa se fortalecer e crescer. Mas grandes edificações se erguem somente com alicerce seguro: em 2016, foi esse foco que orientou o trabalho da diretoria, reorganizada no início do ano(2).
E como fazer isso diante da crise, sem precedentes, que paralisou o país e criou um ambiente de incertezas? O mestre Houaiss nos relembrou: “krisis” (do grego) significa “ação ou faculdade de distinguir, momento decisivo, decisão”.
Priorizamos, então, o saneamento financeiro e a simplificação organizacional no IBCO. Mudanças cirúrgicas proporcionaram queda radical dos custos anuais, em mais de 80%.
- Secretaria Geral passou a operar virtualmente, sem funcionária dedicada: maior parte do trabalho foi compartilhado entre diretores e voluntários, a custo zero.
- E, emergencialmente, todos os Professores (80% eram diretores do IBCO) dos Cursos de 40 horas do instituto, atuaram de forma voluntária, sem remuneração.
Paralelamente, cuidamos da Elaboração Participativa do Planejamento Estratégico (PE): workshop com custo zero, usando instalações de um dos diretores; analise de uma lista com 80 sugestões dos associados, que participaram da Pesquisa IBCO 2016 – Tendências em Consultoria; e 36 associados convidados a se integrarem em Comitês.
Como o desafio financeiro era prioridade máxima, optou-se pela Execução do PE em 2017. Porém, várias ações executadas em 2016 prepararam terreno para a concretização dos objetivos estratégicos do PE, como a reunião de 6/10/16 com o ICMCI – The International Council of Management Consulting Institutes: esse elo internacional é o grande diferencial do IBCO(3) como associação de consultores.
Nessa reunião, líderes do IBCO e do ICMCI – agora com nova marca, CMC Global (4)– discutiram expectativas de suporte e apoio do ICMCI ao IBCO, tais como: a transmissão online dos congressos e encontros do ICMCI; a divulgação do diretório IBCO no website do ICMCI; o compartilhamento das melhores práticas mundiais de outros institutos (como o IMC UK e IMC USA) visando a atração de associados consultores e não-consultores (Aspirantes e Estudantes)…; o Academic Felow Program (4), que favorece a aproximação das Escolas de Gestão e Negócios, etc.
Finalmente, nessa trilha internacional, destacamos o engajamento do IBCO, como Signatário do Pacto Global das Nações Unidas (5), compromisso renovado em 2016. Essa iniciativa da ONU é a maior do mundo em sustentabilidade corporativa: um de seus pilares é o combate corrupção (6). Atualmente, o valor dessa parceria do IBCO ganha muito maior dimensão. Já não resta dúvida sobre o fator que mais impactará a reputação e sobrevivência de profissionais e corporações: a prática de princípios éticos.
T.S. Elliot (1888-1965), Prêmio Nobel de Literatura (1948), escreveu num poema: “Em meu Princípio, está o meu Fim...”. Que essa reflexão seja fonte de inspiração perene para todos nós: consultores, organizações e a sociedade como um todo.
Desejo um Feliz Natal e um Feliz 2017 a todos os associados, diretores, parceiros, colaboradores voluntários e demais stakeholders de nosso instituto. E renovo meus votos de pleno êxito para a nova diretoria eleita, em dezembro, para liderar o IBCO no biênio 2017-2018!
Grande Abraço!
Antonio Carlos A. Telles
Presidente
IBCO – INSTITUTO BRASILEIRO DOS CONSULTORES DE ORGANIZAÇÃO
(1) http://www.wsj.com/articles/cfos-turn-to-consultants-as-challenges-mount-1469468219
(2) No início de 2016 assumi a presidência do IBCO, num momento de transição: necessidade de preencher 3 vagas na diretoria que, após novas eleições em fevereiro, foi remontada. Como seu mandato se encerraria em dezembro, foi bem curto o tempo para se gerar resultados. Basicamente, março a novembro, 9 meses: coincidentemente, o período de gestação!
(3) https://www.cmc-global.org/content/ibco-instituto-brasileiro-dos-consultores-de-organizacao
(4) https://www.cmc-global.org/node/9
(5) http://ibco.org.br/pacto-global/
(6) http://www.pactoglobal.org.br/artigo/56/Os-10-principios