Desenvolver relacionamentos com entidades e pessoas físicas e jurídicas internacionais influentes, assim como com os institutos membros com o objetivo de dar suporte e auxílio à valorização da certificação, a fim de obter o reconhecimento da comunidade internacional da designação CMC, como referência de classe mundial de competência, objetividade, independência e profissionalismo em Consultoria de Organização…
Desenvolver relacionamentos com entidades e pessoas físicas e jurídicas internacionais influentes, assim como com os institutos membros com o objetivo de dar suporte e auxílio à valorização da certificação, a fim de obter o reconhecimento da comunidade internacional da designação CMC, como referência de classe mundial de competência, objetividade, independência e profissionalismo em Consultoria de Organização.
O Congresso de Amsterdam, em 1999, aprovou as resoluções a seguir, que passaram a ser conhecidas como o “Modelo de Amsterdam”:
- O ICMCI adota padrão global baseado num modelo de competências e conhecimentos uniformes (Common Body of Knowledge – CBK), universalmente aceitos.
- O requerimento básico para o reconhecimento recíproco de profissionais pelos institutos membros é a certificação CMC.
- A certificação CMC do Consultor de Organização Certificado representa um padrão internacional básico de competências.
- Ao tratar questões referentes aos padrões do CMC, o campo da gestão será tratado sob dois escopos: o das práticas administrativas, objeto dos trabalhos dos Consultores de Organização, e a administração da atividade profissional do Consultor de Organização, o próprio trabalho deste.
- Provas das competências requeridas em todas as áreas do CBK deverão ser fornecidas pelos candidatos à CMC.
- O padrão de competências do CMC inclui o reconhecimento e obediência ao Código de Conduta Ética e Profissional do ICMCI e o do Instituto membro (IBCO).
- O foco do ICMCI serão os padrões para a atividade profissional e não questões legais pois estas são de competência de cada instituto membro.