Em 19 de Junho foi feita a quarta reunião anual do America’s Hub do ICMCI (reúne os Intitutos membros do ICMCI do Continente Americano – Brasil, Canadá, Caribe e USA).
A reunião presencial aconteceu no Canadá, na sede da KPMG na cidade de Toronto e foi acompanhada também via internet (Webex). A reunião presencial foi presidida pelo Glen Yonemitsu, do Instituto Canadense, e foi acompanhada pelo Chairman do ICMCI, Tim Millar, da Austrália, pela Diretora Executiva do ICMCI, Reema Nasser, da Jordânia, pelo Diretor Tesoureiro do ICMCI, Dwight Mihalicz, do Canadá, pelo Diretor de Sucessão, Sorin Caian, da Romênia, e pelos presidentes dos Institutos Canadense e do Caribe. Pela Internet acompanharam a reunião os representantes do IBCO e do IMCUSA (Instituto Americano), assim como por Brian Ing, membro do ExCom do ICMCI e ex-Chairman, da Inglaterra, por outros representantes do Canadá e pelo Presidente do Instituto Irlandês que relatou dois casos de interesse geral.
Foi apresentada e discutida a reforma dos Estatutos do ICMCI a fim de compatibilizar documentos internos e nomes com a estrutura legal decorrente de ser uma sociedade Suiça. Foi apresentada também a alteração que será votada no próximo Congresso do ICMCI na Holanda, em Setembro, que aumenta para 3 anos os mandatos para os cargos e Diretoria (9 ao todo) com renovação de um terço da mesma todos os anos e feita uma votação prévia sobre os mecanismos de votação (apresentadas 3 alternativas que foram discutidas e analisadas pelo grupo). As reuniões dos Hubs da Europa e da Ásia fizeram discussões similares e as conclusões serão apresentadas no Congresso.
Foram apresentadas ações desenvolvidas pela atual Diretoria no último ano e apresentados cases de sucesso, especialmente relacionados com a certificação de empresas de consultoria (ACP – Acredited Practices). O caso da Irlanda especialmente interessante pois descreveu a certificação da KPMG daquele país.
Tim Millar destacou que o ICMCI começará a ter as usas contas auditadas por empresa de auditoria independente como parte da estratégia de transparência. Também destacou a necessidade de adequar os mecanismos de governança ao tamanho que o ICMCI atingiu (mais de 50 institutos ao redor do mundo).
O objetivo destas reuniões de Hub é o de compartilhar e trocar experiências assim como estimular a ajuda mútua entre os Institutos e uma mesma região. Neste sentido foram comentados os esforços do IMCUSA para recuperar a sua base de filiados, os esforços do IBCO para financiar as suas atividades por meio de receitas alternativas e as iniciativas do Canadá para aproximar-se de outras entidades profissionais e as ações que disto se derivaram. Foi mencionada a necessidade de investir esforços em promover a criação de novos Institutos em outras países da região. Foram relatados esforços já realizados com relação ao México, Chile, Colombia e Paraguay.
O financiamento das atividades do ICMCI foi mais uma vez abordado e será assunto central das discussões do próximo Congresso.
O IBCO solicitou que fosse registrado que considera de suma importância que o ICMCI não abandone os seus esforços para influenciar as grandes consultorias internacionais para que solicitem que suas filiais em países em desenvolvimento apoiem as atividades dos institutos membros do ICMCI.
Seguem algumas das apresentações com imagens da reunião presencial.
Interest groups.
C2M conferencias mensais e debate posterior em sala de internet com até 50 participantes. (USA) At IMC USA, we have revamped our C2M Live monthly session, using virtual platform ‘zoom’ and have raised member community engagement
Um Comentário
FC PORTO SHIRT
I really enjoy the blog.Much thanks again. Great.