Um mercador de Bagdá mandou seu servo ao mercado. Algum tempo depois, o sujeito voltou branco de medo e tremendo. – Amo – disse ele – esbarrei em um estranho lá no mercado e percebi que era a Morte. Ela me fez um gesto ameaçador e se afastou. Agora estou com medo. Por favor, dê-me um cavalo forte para eu fugir para Samarra e fique distante da Morte.
O mercador atendeu o servo que montou em um corcel e partiu igual a um relâmpago. À tarde o mercador foi ao bazar e encontrou a Morte falando no meio das pessoas, aproveitou para questioná-la: – Você fez um gesto ameaçador ao meu pobre servo esta manhã. O que queria dizer? – Foi um gesto de surpresa senhor, respondeu a Morte, porque foi-me designado que seu servo se juntaria a mim, esta noite, em Samarra.
Fugir dos problemas não resolve, é necessário encarar de frente. Para quem já lidou com o controle de caixa de uma empresa sabe disto. Contas de mais ou de menos, no momento e lugar errado, improviso e “tapa-buracos” somente adia o dia fatal, da morte financeira, certa.
A ferramenta mais importante da gestão nos dias atuais, de altos e baixos constantes é o Fluxo de Caixa Futuro – FCF. Ele é a sua bola de cristal que prevê o futuro e sinaliza o que fazer antes de acontecer. Decide este mês o que vai fazer no próximo e nos seguintes. Viva o futuro e com dinheiro sobrando no caixa.
Proteger o capital de giro e ganhar dinheiro está intimamente ligado a qualidade das decisões tomadas pelo gestor. Decisões acertadas na hora certa para maximizar os resultados, minimizar perdas e crescer, por isto, a ajuda do FCF. Ele será o navegador para visualizar quanto a empresa terá de dinheiro sobrando ou faltando e quando essas flutuações irão acontecer.
As decisões para um empreendedor são inúmeras, escolher o melhor tipo ou melhor prazo de investimento, saber o melhor momento para repor estoques, avaliar quando fazer promoções, reter e operar capital de terceiros, de fornecedores e o impacto de aumento nas vendas. Tudo isto depende de um navegador, precisa do FCF.
O FCF recebe dados financeiros gerados por todas as áreas da empresa, das entradas de vendas e de recebíveis, dos pagamentos das compras aos gastos diversos. Mas não é somente as ocorrências anteriores que geram resultados futuros, também no futuro terá ocorrências e resultados, pois então, são necessárias as previsões – do que se espera acontecer – de vendas, promoções, compras e gastos futuros.
Transforme o FCF a sua meta, faça dele seu objetivo.
Como já dizia o poeta cantor Lulú Santos, “Existir, em todo porto tremular a velha bandeira da vida. Acender, todo farol iluminar uma ponta de esperança. E se vir ser quando menos se esperar, de onde ninguém imagina…!” E o futuro garantir pelo farol do FCF. Pense nisso, mas pense agora.
Saulo Gouveia é consultor financeiro e organizacional e atua oferecendo novos significados para viver as virtudes em abundância. Articulista de A Gazeta, escreve neste espaço aos domingos. saulogouveia@seubolso.com.br ou www.seubolso.com.br.