Por: Portal CRA-RJ
O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) promoveu em sua sedea palestra “Consultoria de Organização: Qual a contribuição da consultoria para o alcance de resultados positivos na situação atual?”, em parceria com o Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização (IBCO), no dia 26 de junho. O responsável por trabalhar o tema foi o Adm. Luiz Augusto Costa Leite, com a participação de outros membros do IBCO.
O vice-presidente do IBCO, Antonio Carlos Alves Telles da Silva, foi quem iniciou o evento e abordou a necessidade de buscar a profissionalização dos consultores organizacionais para melhor proveito de suas atuações.
O Adm. Luiz Augusto Costa Leite ressaltou em sua palestra que os profissionais que desenvolvem tarefas de consultoria precisam estar em constante atualização.
“O consultor precisa estar ligado à mudança e isto gera um paradoxo, porque muitos são conservadores. Mas se a organização não precisa de transformação não se justifica sua atuação. Ele está ali para fazer mudanças reais”, disse Costa Leite, que ainda argumentou sobre a necessidade da técnica para realizar a consultoria ideal:
“O consultor não pode ser apenas de conhecimento técnico. Ele precisa ter outras qualidades como, por exemplo, saber ouvir e se relacionar bem com todas as pessoas com que atua”, enfatizou o palestrante.
Os consultores Roberto Ribeiro, Leonardo Faletti e Waleska Lopes, membros da diretoria do IBCO (Núcleo Sudeste), também contribuíram com o tema apresentado. Eles destacaram as reais funções de um consultor e os principais desafios da categoria, além do cuidado que precisam tomar para não confundirem seu papel dentro de uma organização.
“O consultor é o profissional externo, que tem a responsabilidade de propor mudança e ações para a instituição, mas a decisão final não é dele e sim do cliente”, disse Leonardo Faletti.
Eles também ponderaram que os consultores precisam passar confiança, respeito e segurança para os clientes. Devem ser leais e saber ouvir todos os colaboradores da organização, desde a diretoria até os setores operacionais.