O cenário pós crise oferece oportunidades para o crescimento das empresas que derem atenção à análise dos seus processos internos, pois não adianta investir em soluções tecnológicas se os processos de base da organização não são eficazes.
O Brasil vive em um momento de recuperação da economia, e quero chamar a atenção sobre a importância de pensarmos em aumento de produtividade para sairmos fortalecidos da crise. É preciso pensar os negócios da porta para dentro, sem esperar soluções estatais ou externas. Um problema que afeta muito a produtividade é o desperdício, em todas as etapas do processo, tanto produtivo quanto administrativo, por conta da forma de pensarmos o processo. E isto vale para tanto para a indústria como para a área de serviços.
Reduzindo desperdícios para aumentar a produtividade
O desperdício pode se apresentar de diversas formas: problemas na logística de materiais e de informações mal transmitidas ou mal armazenadas, equipamentos com obsolescência ou posicionado de forma ineficiente, duplicidade de registros, pequenos problemas que se acumulam e resultam em retrabalho e em perdas de produtividade que poderiam ser resolvidas de forma simples, mediante mudanças na gestão e organização dos processos. À primeira vista, imagina-se que a internet das coisas, soluções tecnológicas e indústria 4.0
são a solução para tudo. Muitas vezes estas soluções são dispendiosas e nem sempre resolvem a raiz do problema.
Aproveitar os talentos internos, discutindo de forma organizada e com apoio de ferramentas de gestão, é possível encontrar soluções simples identificadas pela própria equipe. Isto valoriza o potencial das pessoas, amplia o
conhecimento de todos, dá uma visão holística sobre os processos internos e cria uma cultura de aprendizado e melhoria contínua.
Processos simples e métodos ágeis contribuem para reduzir desperdícios e aumentar produtividade
Para exemplificar uma situação típica de problema de processo, vamos pensar num serviço de atendimento ao cliente. Certamente, cada um de nós já vivenciou uma situação em que você liga para resolver um problema e após falar com no mínimo 5 pessoas, recebe um número de protocolo e a informação que seu serviço estará resolvido em 48 horas, por exemplo. Na grande maioria das vezes isto não acontece! A solução é ligar novamente, passar por todas as etapas, explicar tudo novamente e mesmo você tendo o número de protocolo, nem sempre seu atendimento é efetivo. Vejam, temos tecnologia envolvida e não temos processos efetivos com indicadores monitorados (por exemplo, o prazo informado para solucionar o problema não foi cumprido e o cliente não é
informado sobre isto).
Se aplicarmos uma simples, porém poderosa ferramenta da qualidade, o método PDCA, neste caso, imediatamente identificaríamos que a etapa “C”, ou seja, verificação do resultado planejado, não foi efetuada com eficácia. Portanto,
somente a solução tecnológica não resolve todos os problemas das organizações e a co-criação, estímulo à criatividade e inovação na gestão de processos pode contribuir muito com a produtividade e consequente melhora da
competitividade da empresa.
A companhia que tiver interesse em aumentar sua produtividade, ser mais competitiva e permanecer no mercado de forma sustentável e duradoura, deve estar atenta e reorganizar seus processos internos, Se você busca uma consultoria especializada para lhe apoiar na reorganização dos processos, consulte-nos!!!
Ana Giovanoni – Founder e Consultora em Desenvolvimento Organizacional do Grupo Giovanoni