Como Ser um Líder Eficaz, com nosso associado Saulo Gouveia
Um dia acompanhando um amigo ao comprar um jornal na banca, vi que ele cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, ele desejou um bom fim de semana ao jornaleiro.
Perguntei: – Ele sempre trata você com tanta grosseria? – Sim, infelizmente foi sempre assim. – E você é sempre tão polido e amigável com ele? – Sim, procuro ser. – Mas porque você é tão educado, já que ele é tão grosseiro com você? – Por que não quero que o jornaleiro bruto decida como eu devo agir.
A liderança eficaz é hoje uma necessidade básica. Líderes que prometem, prometem, mas não conseguem realizar as ações acordadas estão fadados ao fracasso pessoal e profissional. Acabarão somente como chefes mandões.
É preciso estar atento às expectativas da equipe, para não prometer demais e nem de menos. Evitar promessas. Cumprir os telefonemas prometidos, comparecer no horário marcado e entregar as tarefas acordadas e assim, motivar a equipe a fazer o mesmo. Traduzir discurso em atitudes, fazendo o que prega, afinal, quem fala, mas não faz, mostra ao outro que pode camuflar e fingir que faz.
É necessário fazer uma boa gestão de compromissos, prometer e cumprir é dever, é ser empático, colocando-se no lugar do liderado, dentro da perspectiva dele. Mesmo se não concordar com situações descompromissadas, será por este caminho que você descobrirá que qualidades ele necessita desenvolver .
Tratar as pessoas com necessidades e potencial diferente, de forma distinta. Um funcionário imaturo, inseguro, precisa que o líder transmita muita confiança, que o conduza. Já um profissional que é muito confiante no que faz, precisa de liberdade. Um líder que trata todo mundo igual é injusto.
Ser humilde. O arrogante não escuta e, por isso, comete muitos erros. Quem é arrogante não é líder, é chefe, pois só cria medo e não respeito. Se errar, precisa tomar uma atitude adequada para minimizar os custos sem querer esconder-se.
O líder eficaz une a eficiência do fazer bem feito, com a eficácia do saber o que é extremamente útil para o ambiente e para as pessoas. Aliar teoria com prática. Estudar e praticar ampliando assim o conhecimento. Já o êxito será a resultante da dedicação profunda com especialização para oferecer um dom especial naquilo que faz.
Muitos líderes até são eficientes, fazem bem feito e com qualidade certas ações, mas não conseguem ser efetivos, pois não sabem escolher aquelas que trarão os melhores resultados. Perdem tempo com coisas inúteis, apesar de capricharem não conseguem priorizar as ações, expondo déficit em escolher o que precisa ser feito e o que é relevante para os objetivos almejados.
Outro dia, um amigo viu que o relógio parou de funcionar, um gerente ofereceu para dar uma olhada, duas horas depois devolveu o relógio de volta funcionando perfeitamente. O gerente foi muito eficiente, fez algo com dedicação e qualidade, mas foi ineficaz, pois, deveria estar gerenciando sua equipe e não arrumando relógio.
Para ser efetivo é necessário mãos à obra, comece agora a desenvolver-se. Conheça suas próprias deficiências, e não descanse enquanto não desenvolvê-las. Lembre-se sempre de quem decide o que nós faremos de nossos hábitos, seremos sempre nós mesmos, e não os jornaleiros brutos. Pense nisso, mas pense agora!
Saulo Gouveia (www.seubolso.net)