O Modelo de Governança do ICMCI (veja https://www.cmc-global.org/content/governance-overview-committees ) determina a existência de quatro (4) Comitês Permanentes. O QAC é um deles. Cabe ao QAC fazer as auditorias dos Institutos Nacionais (IMCs)a cada três (3) anos para determinar a conformidade da governança da instituição e do processo de certificação de consultores de organização com relação à norma ou padrão definido pelo ICMCI e sustentado no Corpo de Conhecimentos (CBK) e no Modelo de Competências do Consultor de Organização.
A Auditoria se faz necessária na medida que a Certificação dos consultores como CMCs por cada IMC exige o reconhecimento e reciprocidade por parte de todos os IMCs filiados ao ICMCI. Se trata de uma certificação de alcance Global com base num padrão universal.
Há três princípios que orientam, estatutariamente, a auditoria e o trabalho dos auditores: a) princípio da equivalência; b) o princípio de reciprocidade, e; c) princípio de confidencialidade.
O segundo (reciprocidade) é o que obriga todos os IMCs a reconhecer qualquer consultor certificado CMC que tenha-se submetido ao processo de certificação por um IMC filiado ao ICMCI, e o terceiro (confidencialidade) é o que torna o QAC (Comitê de Auditoria de Qualidade) tão importante na estrutura de governança do ICMCI, sendo considerado “independente” com relação ao resto da estrutura de governança, condição necessária para conduzir as auditorias de forma isenta e imparcial, e que garante que os dados revelados durante a auditoria só se tornarão públicos se o respectivo IMC estender uma autorização por escrito.
Mas, o princípio mais importante é o de equivalência. Por se tratar de uma organização global gerindo um processo de certificação universal, deve haver certo espaço para admitir diferenças de procedimento sustentadas nas diferenças culturais que caracterizam cada sociedade. Este item é discutido, entre outros critérios, com base no modelo de Geert Hofsteder das seis dimensões das culturas nacionais ( https://geerthofstede.com/culture-geerthofstede-gert-jan-hofstede/6d-model-of-national-culture). Aprofundaremos este assunto na próxima edição dessa News.