Procedimento de certificação CMC para Consultores de Organização
Quem poderá candidatar-se ao processo de certificação CMC são os consultores autônomos, os consultores de empresas de consultoria e consultores internos de outras organizações cujo propósito (da empresa) não seja a consultoria. Os consultores devem exercer profissão há pelo menos 3 anos se possuírem grau de instrução universitário ou 8 anos de experiência se não possuírem esse grau de instrução. Além disso, devem ser associados do IBCO, com suas obrigações em dia, e terem participado formalmente do curso de “Preparação de Consultores em Gestão Organizacional – PCGO”.
A finalidade do processo de certificação é adotar um procedimento que visa verificar as credenciais e a atuação do candidato consultor nas seguintes áreas: experiência profissional, escolaridade e dedicação à atividade de consultoria; conhecimentos técnicos específicos da sua área de atuação; conhecimentos do mercado de consultoria nacional e internacional; comportamento e conhecimento com relação ao Código de Ética do IBCO; independência, referências positivas dos seus clientes e competências específicas como consultor e grau de adequação do seu comportamento ao CBK (CBK_Modelo_de_Competências_CMC/ICMCI) ou Modelo de Competências.
O processo de certificação é o seguinte:
1-) Fazer o curso “Preparação de Consultores em Gestão Organizacional – PCGO”. Este curso é ON-LINE, portanto não requer abertura de turma para acontecer, e é parte obrigatória do processo de certificação. Para os associados existe desconto de 30% em relação ao valor normal + 10% se pagamento a vista. Feito o curso e respondido o questionário de avaliação de aprendizado, segue para a etapa seguinte;
2-) Solicitação formal do candidato ao IBCO via o canal FALE CONOSCO. Recebida esta manifestação formal, serão analisadas as informações que o IBCO possui acerca do candidato nos seus registros uma vez que deve tratar-se de candidato devidamente associado numa das categorias válidas (categorias B3 – Consultor Jovem, B4 – Consultor Estudante, A1JO – Empresa de Consultoria Jovem e A1JR – Empresa de Consultoria Júnior não são elegíveis a certificação CMC) e devidamente adimplente com suas obrigações de anuidade. Estando a documentação incompleta será solicitado que o candidato a complemente (por exemplo: curriculum atualizado, cópia do certificado de graduação, indicação de clientes recentes para consulta, etc.);
3-) A seguir será remetido ao candidato o preenchimento de um INVENTÁRIO abrangendo diversas informações (formações acadêmicas, livros lidos, relatos de projetos de consultoria realizados, etc.) o qual deverá ser respondido e retornado ao IBCO num prazo máximo de uma semana, sem o qual o processo não evolui;
4-) O inventário devidamente respondido será encaminhado para a Diretoria do IBCO que indicará dois Consultores devidamente associados e também certificados CMC para realização da avaliação do candidato onde serão feitas análises da veracidade das informações e preparação para a entrevista com o candidato. Os avaliadores poderão requerer informações adicionais do candidato. Será agendada uma entrevista pelos avaliadores com o candidato. A entrevista, cujo objetivo maior é avaliar in-loco as competências e a experiência do candidato, é realizada presencialmente ou por ferramentas de reunião virtual e tem a duração de até duas horas;
5-) Finalizada a entrevista, os CMC avaliadores elaborarão, individualmente, parecer formal e escrito à Diretoria com a RECOMENDAÇÃO ou IMPUGNAÇÃO do candidato, com suas justificativas. A Diretoria, então, toma a decisão final de certificar ou não o candidato fazendo a comunicação formal ao mesmo e publicando no site o nome do profissional dentre os demais CMC’s. A cada três anos deverá existir nova verificação, só que utilizando um processo simplificado;
6-) Após a consolidação da certificação CMC, será cobrada uma taxa anual adicional de R$ 300,00 (além da anuidade de associado do IBCO). Este valor deverá ser pago antes do anúncio público da certificação no site do IBCO, onde os dados do consultor certificado também serão disponibilizados nas bases de consulta online. Isso permitirá que o(a) consultor(a) utilize esse reconhecimento em sua rede de contatos e promova sua certificação de forma oficial.
O pagamento da taxa anual será exigido exatamente 365 dias após o primeiro pagamento, para garantir a manutenção do status de CMC. Ao efetuar o pagamento da primeira taxa, o(a) consultor(a) receberá o Pin CMC (um broche dourado), além do Certificado de Consultor de Gestão Certificado (CMC), com validade de 3 anos.