Associados Certificados CMC

Adriano Almeida Simões

Engenheiro ambiental e de segurança do trabalho. CRP – Certified Risk Professional. Consultor de organizações, atua em consultoria, assessoria técnica, treinamento e auditoria, voltados para sistemas de gestão ambiental, gestão da qualidade, gestão da saúde e segurança do trabalho e responsabilidade social, integridade, gestão de riscos, além de participação e elaboração de estudos ambientais, gestão de riscos e planos de emergência/contingência em empresas de pequeno, médio e grande porte dos ramos de mineração, petróleo e gás, operações portuárias, agronegócio, saneamento ambiental, indústria química e energia. Tem atuado ativamente em projetos de gestão de risco (treinamento, identificação, avaliação e mitigação através de diversas ferramentas), continuidade de negócios, sistemas de segurança da informação, sistemas de gestão Antissuborno, investigação de incidentes e resposta a emergência. Programa de gerenciamento de riscos (PGR), plano de emergência (PAE), plano de emergência individual (PEI) e estudo de vulnerabilidade (AQR). Especialista no desenvolvimento e implementação de metodologia para avaliação e gerenciamento de riscos integrados decorrentes das mudanças climáticas, riscos ocupacionais e ambientais. Auditor ambiental líder (CONAMA 306) registro RAC nº 33414, auditor líder em sistemas de gestão da qualidade (ISO9001), sistemas de gestão ambiental (ISO14001), sistemas de gestão de saúde e segurança do trabalho (ISO45001), sistemas de gestão antissuborno (ISO37001) e LEAD IMPLEMENTER em sistemas de gestão de segurança da informação (ISO27001).
Medalha de prata no prêmio Constantinus Brasil – IBCO | ICMCI em 2021
PROJETO: Consultoria em processo de certificação ambiental para rotulagem ecológica em organização de asseio e limpeza.
Medalha de ouro no prêmio Constantinus Brasil – IBCO | ICMCI em 2022
PROJETO: Consultoria em implementação do processo de avaliação de riscos em grande mineradora.

Ana Beatriz Giovanoni da Silva

Bacharel em Nutrição pela Unisinos. Pós-graduada em Marketing pela ESPM, Mestre em Engenharia da Produção pela UFRGS, MBA em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey e Negociações Avançadas na Harvard Business School. Experiência de mais de 16 anos como consultora de Gestão e Desenvolvimento Organizacional em Empresas Familiares, Públicas e Privadas de Médio e Grande Porte e CEO do Grupo Giovanoni. Professora universitária na Univates no período de 2005 a 2015, atuando também como professora do curso de pós-graduação em Tecnologia de Alimentos na mesma universidade, na disciplina de Gestão Organizacional. Consultora certificada CMC – Certified Management Consultant pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização, filiado ao ICMCI – International Council of Management Consulting Institute, desde 2004. Filiada ao IBCO desde 2002. Membro da diretoria do IBCO nas Gestões 2010, 2012 e 2016. Larga vivência em administração empresarial, como executiva, consultora e instrutora, com conhecimentos profundos nas áreas de Planejamento, Execução, Acreditação ONA, Acreditação ANS, Engenharia da Produção e Sistemas de Gestão da Qualidade, tendo atuado em empresas de porte e expressão nacional como singulares do Sistema UNIMED, Bebidas FRUKI, SENAC, Toniolo, Busnello S.A, Empresas Públicas (Prefeituras e DMAE), Dália Alimentos, Hospitais da Rede São Camilo no RS, SC e PR, Clínica Kozma, Hospitais filiados à Federação dos Hospitais Filantrópicos de SC e do RS e Laboratório Regis Noal. Sólidos conhecimentos de técnicas de Gestão Estratégica, tais como, Análise de Ambiente Externo e Interno, Matriz SWOT, Matriz GUT, Matriz de Postura Estratégica, Sistemas de Medição de Desempenho e implantação do processo de Desdobramento Estratégico pela Metodologia BSC – Balanced Scorecard, com alinhamento aos Critérios de Excelência do Modelo Malcom Baldrige e PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade. Habilidades para obtenção de resultados em gerenciamento de equipes e projetos, com destaque para as funções de planejamento, controle, análise de problemas e tomada de decisão e implantação de programas e metodologias, destacando-se pela capacidade de influenciar pessoas e facilitar o processo de mudança nas organizações. Facilidade de comunicação e interação com as pessoas, potencializando o aprendizado. Profissional da área de gestão com forte atuação na aplicação do Modelo de Excelência da Gestão da FNQ, tendo atuado como examinadora do PNQ (2011, 2012 e 2013); examinadora do PQRS ininterruptamente de 1999 a 2016; examinadora do Prêmio Nacional da Qualidade na Gestão Pública (2004 e 2005) e Franqueada do PGQP desde 1999. Foi eleita Personalidade Qualidade do Vale do Taquari em 2003. Em 2006 foi homenageada pela FNQ como o profissional com maior número de horas de voluntariado dedicado à qualidade no Brasil. Experiência em liderança em entidades empresariais, tendo atuado ao longo de 10 anos como voluntária no Comitê Regional da Qualidade do Vale do Taquari exercendo atividades de Coordenadora Geral, Coordenadora de Capacitação e Coordenadora de Avaliação deste Comitê. Desde 2013 atua como Coordenadora Geral do Comitê de Consultorias ligado ao PGQP. Também atuou como vice-presidente da ACIL – Associação Comercial e Industrial de Lajeado, durante 2 gestões. Autora do livro Re-Inventar a Liderança: um desafio diário, lançado em maio de 2016, no ESARH, Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos.

Carlos Echternacht

Sólida formação acadêmica – Mestrado em Economia Empresarial com Concentração na Área de Estratégia Empresarial (Universidade Candido Mendes), créditos completos sem defesa de tese. Pós-Graduação em Finanças Corporativas (Universidade Candido Mendes). MBA em Gestão de Recursos Humanos (Fundação Getúlio Vargas). Pós-Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação (Universidade Candido Mendes). Pós-Graduação em Gestão Empresarial (Instituto Trevisan / Universidade Candido Mendes). Graduação em Ciência da Computação (Universidade Católica de Petrópolis). Mais de trinta anos de experiência profissional, dos quais, aproximadamente vinte, trabalhando nas maiores consultorias de gestão – Andersen Consulting (atualmente Accenture), Coopers&Lybrand (atualmente PwC) e Thompson Management Horizons, além de grandes empresas nacionais – Herbert Richers e Universidade Candido Mendes. Excelente base matemática e financeira, raciocínio lógico e capacidade de análise. Excelente comunicação oral e escrita e destacada capacidade de negociação. Habilidade para agir em situações limite, diagnosticando problemas, formulando estratégias e implementando mudanças, com foco na geração de resultados. Capacidade de liderança e habilidade para coordenação de equipes. Experiência profissional multifuncional e em diversos ramos de atividade. Visão estratégica e amplo conhecimento do relacionamento entre as diversas áreas da empresa. Experiência em Administração de Empresas, Transition Management e Desenvolvimento e Implantação de Projetos – Tecnologia e Sistemas, Organização e Processos, Recursos Humanos, Finanças e Planejamento. Atualmente é consultor na Thompson Management Horizons e sócio-diretor na Methodus Consultoria, Methodus Talentos e Methodus Saúde, é Certified Management Consultant (CMC) reconhecido pelo The International Council of Management Consulting Institutes (ICMCI).

Carlos Roberto Faria Salaorni

Graduado em Gestão de Segurança Empresarial e Patrimonial e MBA – Gestão Estratégica em Segurança Empresarial pela Universidade Anhembi Morumbi. ASE – Administrador de Segurança Empresarial pela ABSEG – Associação Brasileira de Profissionais de Segurança e ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Egresso da PMESP – Policia Militar do Estado de São Paulo, desenvolveu carreira executiva como gestor de riscos e segurança no Hospital Israelita Albert Einstein e no Hospital 9 de Julho. Foi professor especialista nos cursos tecnológicos da Universidade Anhanguera, palestrante e articulista em publicações especializadas do setor de segurança e riscos. Consultor desde 2001 é sócio e diretor comercial da Carlos Faria & Associados Consultoria em Gestão de Riscos e Segurança Ltda. Capacitado em Alta Direccion de Seguridad por la Universidad Pontifícia Comillas Madrid e pela QSP – Centro de Qualidade, Segurança e Produtividade em Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos com base na Normas ABNT NBR ISO 31000 e 31010.

Cristián Welsh Miguens

Consultor há 15 anos, sócio diretor da Iron Consultoria (www.ironconsultoria.com.br) Graduado em Engenharia Industrial e pós-graduado em Administração de Empresas, atua nas áreas de Gestão Empresarial, Logística, Movimentação e Armazenagem de Materiais, Sistemas de Gestão da Qualidade, implantação de Sistemas de Gestão Integrados (ERP) e Estudos de Viabilidade Econômico Financeira de Negócios. Professor Universitário em pós e graduação, professor do Curso Capacitação em Consultoria do IBCO e Presidente do IBCO para a gestão 2010 a 2012.

Douglas Sampaio Franco

Mestre em Agronegócios, Gerente de Projetos (PMP) e Processos (CBPP), Consultor e Gestor de Mudanças Organizacionais (HCMP) com forte atuação nos setores públicos e privados. Com carreira gerencial no segmento público, detém ampla experiência em setores como Projetos, Tecnologia, Estratégia, Políticas Públicas, Processos e Educação Corporativa. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal há mais de 12 anos, possui experiência no assessoramento e na implantação de sistemas de alta criticidade negocial, coordenação de equipes de alta performance e implantação de Escritório de Projetos (PMO) e Processos (BPMO). Exerceu a função de Coordenador de Projetos na Matriz na Caixa Econômica Federal na Superintendência Nacional de Organização, Governança e Processos, onde coordenou a implantação da nova gestão de processos na empresa, com também o projeto estratégico de Efetividade da Política de Relacionamento com Clientes da CAIXA. Atuando ainda como Instrutor dos Cursos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federa, da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) e da Universidade da CAIXA capacitou vários Oficiais, Executivos e técnicos em disciplinas de gestão. Atualmente exerce a função de Coordenador Geral dos Programas Federais de Defesa de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos atuando na implantação de Políticas Públicas como o de Empresas e Direitos Humanos e assessorando na implantação de disciplinas de gestão. Como professor, detém ampla experiência nos cursos de Extensão, Graduação e Pós Graduação de instituições renomadas como IESB e Faculdade Mackenzie de Brasília, ministrando disciplinas como gerenciamento de programas e portfólio, escritório de projetos e gestão de projetos com a ferramenta Microsoft Project 2019, a qual é certificado pela Microsoft.

Flávio Oliveira

Sócio, Diretor e Consultor da PM Analysis (www.pmanalysis.com.br) desde 2007. Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC-SP, com pós graduação em Gestão de Negócios e mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais pela Universidad Del Atlántico (Barcelona). Consultor Certificado CMC® (Certified Management Consultant) pelo IBCO / ICMCI. Auditor Líder em Sistemas de Gestão Integrado (ISO 9001, ISO 14001, ISO/IEC 27001, ISO/IEC 27701, ISO 45001, ISO 37001, ISO 37301 e CONAMA 306). Especialista em Gestão de Riscos). Mais de 25 anos de experiência em auditorias, treinamentos e assessoria em gestão empresarial, incluindo qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho, saúde ocupacional, responsabilidade social, compliance, segurança da informação, gestão de laboratórios, performance empresarial e gestão estratégica. Escritor de artigos e livros sobre gestão. Membro da Mensa International (sociedade de alto QI criada para fomentar estudos sobre inteligência).

Guilherme Gabriel Paternostre Toledo

Guilherme possui um MBA e atualmente está terminando seu mestrado em Psicologia Industrial e Organizacional na Adler University em Vancouver/Canadá. Ele é um consultor internacional com mais de 8 anos de experiência em desenvolvimento de talentos e organizações. Guilherme possui ampla experiência em desenvolver pessoas e equipes no exterior, Brasil e Canadá, com ênfase especial em melhorar as operações, recursos humanos, projetos e gestão estratégica.
Guilherme tem várias certificações de coaching gestão de mudança (PROSCI) e fez muitos cursos sobre psicologia e personalidade. Ele também é um consultor de gestão certificado, Certified Management Consultant (CMC) pelo The International Council of Management Consulting Institutes (ICMCI). Recentemente, Guilherme teve a honra de ser apresentado como um dos “15 melhores Coaches em Vancouver em 2022”. Link em destaque https://influencedigest.com/coaching/top-coaches-vancouver-2022/
Como cidadão brasileiro, o português é sua língua materna, mas ele também fala inglês e espanhol e está aperfeiçoando seu nível de alemão, japonês, francês e italiano. Como ele viveu em outros países, ele tem conhecimento total de 9 idiomas. Guilherme aprende novos idiomas para se comunicar com clientes e colaboradores internacionais e entender diferentes contextos culturais. Ele se importa com as pessoas e, ao aprender mais idiomas, espera falar com seus corações e não apenas com seus cérebros.

Hana Mrkvickova

Consultora de gestão e gerente de projetos com 10 anos de experiência atuando nas áreas de planejamento estratégico, fusões e aquisições (sell-side, buy-side), melhoria de desempenho organizacional e serviços de consultoria. Experiência internacional em consultoria global (EY – Ernst & Young) na Europa participando de projetos multiculturais e multidisciplinares e seis anos de experiência e familiaridade com o mercado brasileiro. Associado do IBCO e diretora do IBCO (2015-2016). Associada do PMI e voluntária gerente de projetos do Project Management Institute (PMI) – Capítulo São Paulo. Economista de formação pela VSE (República Tcheca), possui mestrados em Comércio Internacional e Logística pela VSE (República Tcheca) e em Economia de Comércio Internacional e Integração Européia pela Staffordshire University (Reino Unido). Possui MBA Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Possui certificação em gestão de projetos Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute – PMI (EUA) e consultoria de gestão Certified Management Consultant (CMC) pelo The International Council of Management Consulting Institutes (ICMCI).

Jorge Landmann

Consultor. É sócio diretor da Magnus Landmann. Graduado em Economia e MBA pela Universidade de Hartford, USA. Especialista em Inteligência Competitiva e Business Development, atuando no Brasil e América Latina. Os principais clientes são multinacionais de grande porte. Entre os principais projetos recentes, estão a elaboração e viabilidade de entrada no mercado acionário brasileiro de um importante IPO e implantação de uma indústria no México e Brasil para uma empresa multinacional líder no setor químico. Foi Vice-Presidente do Citibank e gerente de estudos de mercado e M&A da Booz, Allen and Hamilton.Vice-presidente do IBCO de (2004/2008).

Kittiana Dahlke

Bacharel em Farmácia pela Univates, MBA em Liderança, Inovação e Gestão pela PUCRS, Especialista em Psicologia Positiva pela PUCRS, Especialista em Neurociências e Comportamento pela PUCRS, MBA em Full Coaching (em andamento) pela Galícia Educação, certificada como Happiness Mentor e Strenght Mentor pelo IFAC, atua como consultora organizacional desde 2007 em projetos de Desdobramento Estratégico, Gestão de Processos e preparando as organizações para as certificações em qualidade, tais como ISO 9001:2018, Acreditação ONA, Acreditação de Operadoras, Certificação de Prestadores de Serviços de Saúde por Entidade Gestora de Outros Programas de Qualidade, pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. Responsável pelo desenvolvimento da metodologia do Sistema Giovanoni de Gestão em Saúde – SGGS, cuja distinção pela ANS concedeu ao Grupo Giovanoni o selo de Entidade Gestora de Outros Programas de Qualidade da ANS.
Consultora responsável pela obtenção da Acreditação de Operadoras na Unimed Missões, pela Acreditação ONA no Laboratório Regis Noal, Hospital Estrela e participação na preparação para Acreditação ONA do Hospital Geral Unimed Santa Maria. Atuou como voluntária no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, de 2004 até 2015, como avaliadora e instrutora do Modelo de Excelência da Gestão, e também como examinadora voluntária do Prêmio Nacional da Qualidade, no período de 2009 a 2014. Consultora CMC certificada desde 2011, com foco atual na criação e condução de programas de desenvolvimento de lideranças com foco na promoção do bem-estar e felicidade no trabalho.

Luiz Augusto M. Costa Leite

Consultor e sócio diretor da Change Consultoria, com atuação nas áreas de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, projetos desenvolvidos para FGV, Petrobrás, Senac-RJ e outras. Diretor do IBCO na década de 90 e, atualmente, vice presidente, ex-diretor da ABRH e ex-executivo principal de RH das empresas Vulcan, Braspérola, FESP e Coca-Cola. Coordenador e co-autor do livro Consultoria em Gestão de Pessoas, Editora FGV 2005 e professor convidado da FGV e da Fundação Dom Cabral, e membro do comitê executivo e de criação do CONARH 2007.

Luiz Viana

Luiz Viana é CEO | Diretor Executivo Vorcon Auditoria e Consultoria | Auditor CNAI Geral e CVM | Diretor Ibracon 9 Regional BA | Conselheiro e Coordenador da Comissão de Estudos e Normas de Auditoria do CRC BA 2018 – 2023 e Presidente IBCO gestão 2021 – 2022 e gestão 2023 – 2024 e Consultor com Certificação Internacional CMC ® ​ (Certified Management Consultant). Especialista em auditoria e consultoria, possui mais de 12 anos de experiência em diversos segmentos, como os setores de mineração, imobiliário, químico, saúde, 3º setor, soluções em T.I., hotelaria, óleo e gás, agronegócios, energia elétrica, automobilística, educacional, televisão, varejo, Valuations e operações de M&A. Possui também experiência de mais de 5 anos com mentoria e desenvolvimento de startup´s.

Marco Antônio Viena Pinheiro

Consultor. Graduado em Finanças pelo IBMEC. Extensa carreira profissional no mercado financeiro, desempenhou funções executivas na área de finanças, em relevantes instituições financeiras. Especialista em processos de Gestão Empresarial, Reestruturações Societárias, funcionamento do Mercado Financeiro e de Capitais, Avaliação de Cenários Macro-Econômicos para investimentos financeiros no Brasil e no exterior. Membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Ricardo Motta

Diretor da MR Business Consultoria Empresarial, Consultor internacional, CMC (Certified Management Consultant), certificado pelo ICMCI (The International Council of Management Consulting Institutes) e certificado como Especialista III da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), o nível máximo de certificação dessa entidade. Engenheiro Eletrônico (Unicamp, 85), pós-graduado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing e Finanças (FGV/SP, 93). Trabalhou durante 10 anos na IBM Brasil onde foi Gerente da Qualidade, Satisfação de Clientes e Reengenharia e Consultor da Qualidade para a IBM América Latina. Professor de “Gestão Avançada da Qualidade Total” na Educação Continuada da FGV/SP e da pós-graduação em “Gestão da Qualidade Total” na UCP/RJ. Foi Instrutor da IBM Brasil e da Motorola University. É Certificado como “Quality Manager”, pela American Society for Quality. Membro do Grupo de Estudos que criou o PNQ e a FNQ em 1991. Tem atuado como Instrutor da FNQ desde 1994. Foi Examinador do PNQ em 1993, 1994 e 1996, Examinador Sênior de 1998 a 2003 e Orientador do PNQ de 2004 a 2013. Em 2014, 2015 e 2016 atuou como Tutor do PNQ. Foi homenageado como “Orientador Destaque” do PNQ em 2009, 2012 e 2013 e “Tutor Destaque” em 2016. Coordenador do Comitê Técnico “Critérios de Excelência” da FNQ de 1996 a 2003, do Comitê Técnico “Primeiros Passos” em 2004 e do Comitê Temático Benchmarking, também em 2004. Membro do Comitê Técnico “Critérios de Excelência” que criou a 20ª edição dos Critérios de Excelência da FNQ. Coordenador do Comitê Temático “Rede de Competitividade” do Movimento Brasil Competitivo (MBC) em 2006. Coautor dos Cadernos de Excelência da FNQ. Juiz do Prêmio Qualidade do Governo Federal (PQGF) em 1999 e do Prêmio Catarinense para a Excelência em 2005. Coordenador do projeto que criou, nos moldes do PNQ, o Prêmio CDL de Qualidade da Gestão (PCQG) de Campo Grande. Como especialista nos Modelos de Premiação, tem atuado como consultor na preparação de empresas para a submissão ao PNQ que foram, inclusive, finalistas e vencedoras do Prêmio, como Bahia Sul, Usiminas, Promon, Promon Logicalis, Copasa, Coelce, Petrobras/Regap, IBM Brasil, Caraíba Metais, Petrobras/ABAST e SEBRAE/MS. Atuou como consultor de Business Excellence, de 2006 a 2008, para a BHP Billiton Corporation, sediada na Austrália, onde realizou avaliações de suas unidades no Brasil, Colômbia, Chile, Suriname, África do Sul, Moçambique, Holanda e Cingapura. Consultor em 2012 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) nos projetos “Gestão para resultados” e “Benchmarking Colaborativo”. Especialista em 2012 do Programa Sebrae de Excelência da Gestão (PSEG). Orientador do PSEG em 2013, 2014 e 2015. Instrutor especializado em cursos de Avaliação da Gestão utilizando o MEG da FNQ, Gestão por Processos, Benchmarking, Gestão estratégica e Balanced Scorecard. Diretor Técnico do IPEG (Instituto Paulista de Excelência da Gestão) na gestão 2001 / 2002. A MR, empresa da qual é diretor e proprietário é Membro do IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores Organizacionais). Em 2016 passou a participar da diretoria do IBCO, tendo sido eleito 2º Vice-Presidente.

Richard Chan

Sócio-Diretor da PM ANALYSIS. Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Certificado pela American Society for Quality Control – ASQC (hoje ASQ) como: Quality Engineer CQE , Quality Auditor CQA e Reliability Engineer CRE, foi o primeiro brasileiro a obter as três certificações em território nacional. Atuou como coordenador dos Programas de Certificação Profissional junto a ASQC – American For Quality Control através da ABCQ  – Associação Brasileira de Controle da Qualidade tendo atuado também como professor da Universidade Federal Fluminense.

Sergio Pereira do Valle

Sócio, Diretor e Consultor da Trans4mar Consultoria (www.trans4mar.com.br) desde 2011. Graduado em Matemática e Engenharia Mecânica. Possui MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração – FIA (FEA/USP). Consultor Certificado CMC® (Certified Management Consultant) pelo IBCO / ICMCI. Possui as certificações, PMP – Project Management Professional, CPIM – Certified in Planning and Inventory Management, CSCP – Certified Supply Chain Professional, CLTD – Certified in Logistics, Transportation and Distribution, SCOR-P Supply Chain Operations Reference – Professional endorsement. Mais de 30 anos de experiência em Gestão dos processos da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) tendo passagem por grandes empresas como Embraer e Johnson & Johnson. Atuando como consultor desde 2009, tem contribuído para melhoria dos processos e resultados dos clientes Trans4mar e ajudado na preparação de mais de 200 profissionais do Supply Chain, para obtenção das consagradas certificações APICS. Associado do PMI – Project Management Institute (PMI) – Capítulo São Paulo, da ASCM – Association for Supply Chain Management e do IBCO – Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização.

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