A Pesquisa teve por objetivo apurar e apresentar dados de referência sobre o mercado de Consultoria no Brasil, abrangendo o panorama internacional e tendências gerais. Mostra o perfil dos Consultores brasileiros, sua atuação e experiência, áreas de trabalho e setores mais atendidos, porte das empresas e formas de marketing utilizados, faixas de faturamento, honorários e descontos em Consultoria, preços de Treinamentos, Palestras e Conferências, as direções e tendências do mercado, etc., além de análises e comentários com gráficos, tabelas e imagens.
Contamos com dados e informações produzidos pelo ICMCI, FEACO, Kennedy Consulting Research & Advisory Institute, Gartner e outras respeitáveis instituições de pesquisa. Nos últimos 40 anos o mercado global de consultoria cresceu a ponto de se tornar uma indústria multibilionária. A indústria não só cresceu em tamanho, atingindo estatura e alcance global, como também passou por vários ciclos de profissionalização, atingindo a sua maturidade e tornando-se um dos campos mais desenvolvidos em serviços profissionais.
No Brasil, estima-se que haja em torno de três mil Consultores de Organização que tenham a Consultoria como sua principal fonte de renda, abrangendo áreas como Planejamento, Treinamento e Capital Humano, Gestão Estratégica, Desenvolvimento e Reestruturação Organizacional, Gestão de Processos, Tecnologia da Informação, Marketing e Comercialização, Finanças, Pesquisas, Inteligência, Logística, Criatividade e Inovação, Sustentabilidade, Jurídico e Tributário, etc. Diferentes instituições e empresas de pesquisa (FEACO, IDC, Gartner, Kennedy, etc.) aplicam variadas definições para estimar o tamanho do mercado, diferindo substancialmente, com variação entre US$ 90 bilhões e quase US$ 400 bilhões.