MORRE O CONSULTOR CARIOCA – MARCO AURÉLIO VIANNA
Como diretor do IBCO-RJ desejo prestar singela homenagem a esse notável consultor carioca. Foram breves os momentos de nossa convivência pessoal e profissional, mas plenos de significado.
Marco Aurélio Vianna foi um profissional inovador e produtivo. Tinha a coragem de provocar novas reflexões em torno da Gestão das Organizações. Economista e administrador de empresas transformou-se quase num filósofo empresarial: ele lutava pela humanização das instituições. Ao longo de sua trajetória poderemos encontrar muitos elementos de inspiração para os consultores experientes e iniciantes.
Conheci-o nos anos 80. Eu era consultor interno de um grande grupo empresarial de comunicação e ele era destacado consultor na área de planejamento estratégico. Releio agora a dedicatória de 1990 no exemplar que recebi de sua monografia “A Caminho da Cultura Estratégica” – Primeiro Colocado no Prêmio SPE -1989 –da Sociedade Brasileira de Planejamento Empresarial, na época dirigida por um dos associados do IBCO-RJ –nosso colega José Mauro do E. Santo.
Nos anos 90 recebi sua visita quando morava em Brasília: ele apreciava a conversa em torno das fronteiras entre ciência e espiritualidade. Ele queria contribuir para a evolução da Alma das Organizações, tocando a Alma Humana.
Nossa última conversa mais longa ocorreu em 2002 quando entrevistei-o, colhendo subsídios para um livro que eu estava escrevendo sobre Gestão (ainda está em processo de gestação). Foram encontros agradáveis e geradores de aprendizado.
É inevitável que todos nós, profissionais de consultoria e gestão, no esforço de contribuir para a melhoria do desempenho das organizações, transitemos entre acertos e erros, aprendendo sempre. Com Marco Aurélio certamente não foi diferente, mesmo com todo seu brilhantismo. Mas ele certamente deixou-nos um saldo positivo de realizações. Escreveu mais de 20 livros tais como: “Que Crise é Esta”, “Líder Diamante”, “Futuro: Prepare-se (em co-autoria com Sérgio Duarte Velasco), “Motivação, Liderança e Lucros”, “Nas Ondas do Futuro”, “Trabalhar Para Que?”… Prestou consultoria para mais de 1.000 organizações no Brasil e no exterior. Foram inúmeros os prêmios e reconhecimentos que recebeu: foi Personalidade Brasileira de Recursos Humanos pela ABRH Nacional; Administrador Emérito pelo Conselho Regional de Administração do Estado do Rio de Janeiro (CRA-RJ /2004); Escolhido em Pesquisa da Revista Exame um dos 10 mais importantes pensadores de Administração no Brasil (2004), etc.
Como consultor organizacional e ser humano Marco Aurélio deixou bela obra que pode inspirar outras obras. Sua visão transcendente da vida levou-o a afirmar, certa vez, que “nossa missão e obra terrena seria parte de um plano divino superior”. Respeitando sua visão de mundo, desejamos, então, que sua Alma seja amparada nesse Plano Divino, com a projeção de toda a Luz que necessita em sua nova trajetória.
Abraços,
Antonio Carlos A.Telles
Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização
IBCO-RJ
Diretor Coordenador
(21) 98749-8018 / (21)2289-4536 / 2233-0051
www.ibco.org.br