Diretor Presidente: Luiz Viana, CNAI CVM, CMC ® | LinkedIn (luiz.viana@ibco.org.br)
Diretor Executivo na Vorcon – Auditoria e Consultoria (www.vorcon.com.br) tendo atuado em empresa de auditoria externa de grande porte (Big Four). Experiência em diversos segmentos, como os setores de mineração, imobiliário, químico, soluções em TI, hotelaria, óleo e gás, agronegócios, energia elétrica, automobilística, educacional, televisão, varejo, Startups entre outros. Contador (UFBA): Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA); Auditor (CFC): CNAI Ativo GERAL e CVM. Administrador (UFBA): Conselho Regional de Administração do Estado da Bahia (CRA-BA). MBA em Práticas Contábeis: Foco em Consultoria Tributária, Contábil e obrigações acessórias pela Faculdade Visconde de Cairu. Especialização em Consultoria para MPEs: Fundação Instituto Administração (FIA) e Conselho Federal de Administração (CFA). Professor de MBA na UNIJORGE ministrando aulas na turma de Controladoria e Finanças. Sócio Fundador da PL Investimentos e Participações. Sócio da Cont7 Contabilidade exercendo o cargo de Diretor Comercial. Sócio Diretor de Finanças e Contabilidade da VISOVI Group Angola. Presidente do Conselho Fiscal: Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE Bahia – 2018-2019). Membro do Núcleo de Finanças do CRA-BA: Conselho Regional de Administração da Bahia. Membro do IBRACON Bahia: Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes do Brasil. Conselheiro do CRC BA e membro da câmara de Fiscalização. Coordenador da Comissão de Normas de Auditoria do CRC BA. Vice Presidente do IBEF Bahia (Instituto brasileiro dos Executivos de Finanças – Bahia).
1º Vice-Presidente – Adriano Almeida Simões, CMC, CRP | LinkedIn (adriano.asimoes@ibco.org.br)
Engenheiro ambiental e de segurança do trabalho. Mestrado em processos de gerenciamento de riscos com uso de tecnologia. CRP – Certified Risk Professional. Consultor de organizações, atua em consultoria, assessoria técnica, treinamento e auditoria, voltados para sistemas de gestão ambiental, gestão da qualidade, gestão da saúde e segurança do trabalho e responsabilidade social, integridade, gestão de riscos, além de participação e elaboração de estudos ambientais, gestão de riscos e planos de emergência/contingência em empresas de pequeno, médio e grande porte dos ramos de mineração, petróleo e gás, operações portuárias, agronegócio, saneamento ambiental, indústria química e energia. Tem atuado ativamente em projetos de gestão de risco (treinamento, identificação, avaliação e mitigação através de diversas ferramentas), continuidade de negócios, sistemas de segurança da informação, sistemas de gestão Antissuborno, investigação de incidentes e resposta a emergência. Programa de gerenciamento de riscos (PGR), plano de emergência (PAE), plano de emergência individual (PEI) e estudo de vulnerabilidade (AQR). Especialista no desenvolvimento e implementação de metodologia para avaliação e gerenciamento de riscos integrados decorrentes das mudanças climáticas, riscos ocupacionais e ambientais. Auditor ambiental líder (CONAMA 306) registro RAC nº 33414, auditor líder em sistemas de gestão da qualidade (ISO9001), sistemas de gestão ambiental (ISO14001), sistemas de gestão de saúde e segurança do trabalho (ISO45001), sistemas de gestão antissuborno (ISO37001) e LEAD IMPLEMENTER em sistemas de gestão de segurança da informação (ISO27001).
Medalha de prata no prêmio Constantinus Brasil – IBCO | ICMCI em 2021
PROJETO: Consultoria em processo de certificação ambiental para rotulagem ecológica em organização de asseio e limpeza.
Medalha de ouro no prêmio Constantinus Brasil – IBCO | ICMCI em 2022
PROJETO: Consultoria em implementação do processo de avaliação de riscos em grande mineradora.
2º Vice-Presidente: Douglas Franco, PMP | LinkedIn (douglas.franco@ibco.org.br)
Mestre em Agronegócios, Gerente de Projetos (PMP) e Processos (CBPP), Consultor e Gestor de Mudanças Organizacionais (HCMP) com forte atuação nos setores públicos e privados. Com carreira gerencial no segmento público, detém ampla experiência em setores como Projetos, Tecnologia, Estratégia, Políticas Públicas, Processos e Educação Corporativa. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal há mais de 12 anos, possui experiência no assessoramento e na implantação de sistemas de alta criticidade negocial, coordenação de equipes de alta performance e implantação de Escritório de Projetos (PMO) e Processos (BPMO). Exerceu a função de Coordenador de Projetos na Matriz na Caixa Econômica Federal na Superintendência Nacional de Organização, Governança e Processos, onde coordenou a implantação da nova gestão de processos na empresa, com também o projeto estratégico de Efetividade da Política de Relacionamento com Clientes da CAIXA. Atuando ainda como Instrutor dos Cursos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federa, da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) e da Universidade da CAIXA capacitou vários Oficiais, Executivos e técnicos em disciplinas de gestão. Atualmente exerce a função de Coordenador Geral dos Programas Federais de Defesa de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos atuando na implantação de Políticas Públicas como o de Empresas e Direitos Humanos e assessorando na implantação de disciplinas de gestão. Como professor, detém ampla experiência nos cursos de Extensão, Graduação e Pós Graduação de instituições renomadas como IESB e Faculdade Mackenzie de Brasília, ministrando disciplinas como gerenciamento de programas e portfólio, escritório de projetos e gestão de projetos com a ferramenta Microsoft Project 2019, a qual é certificado pela Microsoft.
1º Diretor: Ricardo Pereira | LinkedIn (ricardo.pereira@ibco.org.br)
Profissional com experiência no segmento automotivo, têxtil, serviços e off-shore, com conhecimento específico em Planejamento Programação e Controle da Produção, Produção, Logística e Manufatura Enxuta.
Liderança e coordenação de times, gestão de conflitos e desenvolvimento de pessoas. Liderança de grupos multifuncionais para disseminação e implementação da cultura e ferramentas do Lean Manufacturing. Busca da excelência e apoio a gestão.
Conhecimento nas ISOs: 9001, QS 9000, ISO/TS 16949, ISO 14001 e OSHAS 18001 e ferramentas da Qualidade.
Elaboração do plano estratégico anual e plano de metas. Gerenciamento do planejamento de curto, médio e longo prazo das atividades de produção e PCP, dimensionamento de recursos industriais (MO e equipamentos), assim como administrativo e logístico.
Elaboração de cronogramas de fabricação, alocação de MO e controle das despesas de acordo com orçamento.
Desenvolvimento de KPI’s, acompanhamento, aplicação de planos de ação para indicadores fora da meta.
Gerenciamento e coordenação dos almoxarifados, endereçamento, acuracidade dos estoques, movimentação interna e externa das plantas.
2º Diretor: Igor Crnkovic Arantes, CRA-SP, MBA, MOS | LinkedIn (igor.arantes@ibco.org.br)
Nasceu e viveu na cidade de Piracicaba, mas inquieto insatisfeito com companhias ao redor da sua vida corporativa e da falta de educação executiva no interior do estado de São Paulo busca cada vez mais cursos executivos na capital, na cidade de São Paulo. Portanto, depois da sua graduação em administração de empresas na cidade no terceiro setor municipal, o CEO busca cursos em grandes corporações educacionais como INSPER e SAINT PAUL com o viés de executivo de educação, não satisfeito procurou uma pós-graduação lato sensu no PECEGE ESALQ USP de agronegócio, sendo que dentro ESALQ teve oportunidade de estudo na ESALQ LOG e finalizou a etapa dos seus estudos se especializando em Excel 2016, certificado pela Microsoft e reconhecida de forma global. Atualmente está na sua segunda graduação que é contábeis na FIPECAFI FEA USP para ser um dos melhores contadores de Piracicaba e região.
3º Diretor: Cristian Welsh Miguens, CMC | LinkedIn (cristian.miguens@ibco.org.br)
Consultor há 15 anos, sócio diretor da Iron Consultoria (www.ironconsultoria.com.br) Graduado em Engenharia Industrial e pós-graduado em Administração de Empresas, atua nas áreas de Gestão Empresarial, Logística, Movimentação e Armazenagem de Materiais, Sistemas de Gestão da Qualidade, implantação de Sistemas de Gestão Integrados (ERP) e Estudos de Viabilidade Econômico Financeira de Negócios. Professor Universitário em pós e graduação, professor do Curso Capacitação em Consultoria do IBCO e Presidente do IBCO para a gestão 2010 a 2012.
4º Diretor: Flavio Oliveira, CMC, MSc | LinkedIn (flavio.oliveira@ibco.org.br)
Sócio, Diretor e Consultor da PM Analysis (www.pmanalysis.com.br) desde 2007. Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC-SP, com pós graduação em Gestão de Negócios e mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais pela Universidad Del Atlántico (Barcelona). Consultor Certificado CMC® (Certified Management Consultant) pelo IBCO / ICMCI. Auditor Líder em Sistemas de Gestão Integrado (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 37001 e CONAMA 306). Mais de 24 anos de experiência em auditorias, treinamentos e assessoria em gestão empresarial, incluindo qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho, saúde ocupacional, responsabilidade social, compliance, segurança da informação, gestão de laboratórios, performance empresarial e gestão estratégica. Escritor de artigos e livros sobre gestão. Membro da Mensa International (sociedade de alto QI criada para fomentar estudos sobre inteligência).
Diretores-Presidentes do IBCO Anteriores
Jan.2021 a Dez.2022 – Luiz Viana (CMC)
Mar.2020 a Dez.2020 – Orlando Pavani Junior (CMC)
Jan.2019 a Fev.2020 – Carlos Roberto Faria Salaorni (CMC)
Jan.2017 a Dez, 2018 – Orlando Pavani Júnior (CMC)
Nov.2015 a Dez.2016 – Antonio Carlos Alves Telles da Silva
Jan.2015 a Out.2015 – Osmar Pastore
Jan.2012 a Dez. 2014 – Cristián Welsh Miguens
2010 a 2012 – Cristián Welsh Miguens
2008 a 2010 – Luiz Affonso Romano
2006 a 2008 – Luiz Affonso Romano
2004 a 2006 – Cristián Welsh Miguens
2002 a 2004 – Cristián Welsh Miguens
2000 a 2002 – Eduardo Rocha
1999 a 2000 – Eduardo Rocha
1998 a 1999 – Bruno Manzolillo
1996 a 1998 – Eduardo Rocha
1994 a 1996 – Luiz Affonso Romano
1992 a 1994 – Luiz Affonso Romano
1990 a 1992 – Kurt Lenhard
1988 a 1990 – Roberto Silva
1986 a 1988 – Roberto Silva
1984 a 1986 – Luiz Affonso Romano
1983 a 1984 – Luiz Affonso Romano
1982 a 1983 – Kurt Lenhard
1980 a 1982 – Otiz Pomin